Tão importante quanto o momento do exercício físico em que você está lá levantando peso é o período da recuperação muscular.

Novo suplemento lançado no Brasil usa planta mexicana com o “poder” de reduzir inflamações
/ Foto: Freepik

E tem um suplemento novo no Brasil que promete ajudar com esse processo. O interessante é que ele é feito de um ingrediente pouco comum: o cacto figo-da-índia (Opuntia ficus-indica), espécie nativa do México, mas presente em regiões áridas e semiáridas de várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

De acordo com a Revista Galileu, esse tipo de cacto é consumido como alimento e é um ingrediente muito usado na medicina popular. A planta reúne compostos como fibras solúveis, polifenóis, flavonoides e betalaínas, substâncias com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Tanto o caule quanto o fruto da planta têm essas propriedades.

Produzido pela farmacêutica nacional Apsen, o suplemento tem o nome comercial Adequa. Ele vem em sachês de sete gramas, sem açúcar ou glúten na composição. Você precisa diluir o conteúdo em água e ingerir o suplemento uma vez por dia, sempre sob orientação médica.

Segundo a Galileu, esse é o primeiro suplemento feito de cacto figo-da-índia no Brasil. Ele é indicado para auxiliar a recuperação muscular e melhorar o desempenho físico de adultos. De acordo com a Apsen, o Adequa pode ser usado por quem pratica atividades ou esportes de diferentes intensidades, desde que o consumo seja contínuo e combinado a uma alimentação equilibrada.

Um benefício prometido pelo suplemento é diminuir as citocinas inflamatórias, proteínas que promovem inflamações no organismo para combater lesões e infecções, além de aumentar o glicogênio, que ajuda a te dar mais energia durante atividades intensas ou de longa duração.