Projeto de Lei autoriza o Município a doar ao estado uma área localizada aos fundos do estádio Douradão para a construção de uma Unidade do Corpo de Bombeiros.

O Tenente Coronel Flávio Guimarães, Comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Dourados, agradeceu e elogiou a iniciativa da prefeita Délia Razuk (PR) de enviar à Câmara Municipal Projeto de Lei (Projeto de Lei N° 106/2018) que autoriza o Município a doar ao estado uma área localizada aos fundos do estádio FredisSaldivar (o "Douradão") para a construção de uma Unidade do Corpo de Bombeiros.
"A Prefeita teve a compreensão de que mesmo não sendo uma atribuição do Município ter mais um Grupamento da Corporação era uma necessidade e teve a grandeza de dispor da área", afirmou Guimarães, que destacou também a atuação da Câmara Municipal e especificamente do vereador Carlito do Gás (PEN), um dos principais defensores de que a região leste tenha um grupamento. "O vereador teve uma atitude louvável. Poderia ter transferido a responsabilidade para os deputados estaduais, mas levantou a bandeira e mostrou compromisso com aquela região, que inegavelmente se encontra desguarnecida", afirmou o Comandante.
Guimarães lembrou que há mais de 10 anos se cogita a criação de mais um grupamento. "A cidade cresceu e nosso tempo-resposta obviamente diminui por conta do trânsito e das distâncias.Mesmo com sirenes ligadas um deslocamento do Grupamento da Avenida Presidente Vargas para atender chamados em bairros como o Parque das Nações e outros bairros da região leste é demorado.No caso de um infarto ou qualquer outro incidente mais grave o atendimento e socorro fica comprometido", admitiu o Comandante.
O Coronel afirmou que a expectativa agora é que os recursos para a construção do novo Grupamento, que seguirá um Projeto Padrão (Sala Administrativa, alojamentos masculino/feminino, refeitório e garagem, dentre outros itens) sejam inseridos no Orçamento do Estado.
"Para isso contamos com a sensibilidade dos deputados estaduais que representam a cidade e a região e acreditamos que já no Orçamento do ano que vem constem esses recursos", afirmou, citando um exemplo da boa vontade do Governo do Estado em atender essa necessidade de dar melhor condição operacional à Corporação: "Falta apenas a pintura para ativarmos uma subseção no Parque das Nações, emuma área de 1.600 metros quadrados alugada pelo Governo do Estado. Vamos deslocar para lá parte do efetivo e das viaturas e já fizemos um estudo que mostra ser plenamente viável atender tanto o Grupamento quanto a Subseção a contento", informou Guimarães.
"O aluguel do prédio para a funcionar a subseção mostra que o Governo está atento ao fato de que a cidade cresceu e certamente vai se empenhar para tirar esse novo Grupamento do papel. Essa subseção será em um local adaptado e o ideal é um Grupamento nos padrões do Corpo de Bombeiros. Ainda que adaptado é uma solução possível, que dá para abrigar a tropa e os veículos", avaliou o Comandante, que finalizou manifestando sua expectativa positiva quando aos desdobramentos que a doação da área terá.
"Acredito que talvez demore um pouco mas teremos sim o novo Grupamento, sobretudo agora que a Prefeitura doou a área, que é bom destacar está localizada em um ponto estratégico da cidade, com saída para a BR 163 e para o centro e com fácil acesso a inúmeros bairros", concluiu Flávio Guimarães.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!