Nova diretoria da Fetracom toma posse amanhã e quer acabar com falta de registro em carteira
Dorival, diretor e Pedro Lima, presidente, eleitos para FETRACOM.

Lutar para que todos os empregados no comércio de Mato Grosso do Sul tenham registro em carteira, é uma das principais bandeiras de luta da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS, que toma posse neste sábado (4) às 19 horas no Clube de Campo dos Comerciários de Campo Grande. Pedro Lima, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Dourados – Secod/MS, assume a presidência da federação, em lugar de Idelmar da Mota Lima, que assume o cargo de diretor financeiro da entidade.

“Resolvemos dar uma oxigenada na direção da federação, para ampliarmos a luta da entidade principalmente integrando melhor os sindicatos e trabalhadores do interior de nosso Estado”, afirmou Idelmar da Mota Lima. Ele preside a Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SEC/CG ele faz parte também da diretoria da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio). São mais de 30 anos de luta sindical desse líder não tem dúvida do fortalecimento da Fetracom/MS com Pedro Lima na presidência.

Na avaliação do novo presidente da federação, em MS são mais de 16 mil comerciários sem registro em carteira de trabalho. “Precisamos mudar esse quadro imediatamente. Precisamos que o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho coloquem fiscais no comércio da Capital e dos municípios do interior, para impedir que os trabalhadores continuem lesados em seus direitos constitucionais”, afirmou Pedro Lima.

Para chegar a esse número, Pedro Lima percorreu vários municípios, conversou com lideranças sindicais dos comerciários e visitou também cidades que não tem sindicatos, conversou diretamente com trabalhadores, até chegar a essa estimativa de que pelo menos 16 mil dos 80 mil trabalhadores que  o comércio do Estado emprega, são lesados seus direitos básicos de registro em carteira.

Pedro Lima disse que vai procurar somar forças com outras entidades como a Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, com sede em Brasília,  para sensibilizar o Governo para a tomada das devidas providências de fiscalização e punição de comerciantes que insistirem em não registrar todos os seus funcionários.

Pedro Lima disse também que a nova diretoria da Fetracom vai visitar todos os sindicatos dos comerciários do Estado, em suas bases, para conhecer a realidade de cada um e estabelecer um planejamento de luta em benefício da categoria, de acordo com a necessidade e realidade de cada região.

POSSE - Além de Pedro Lima, na presidência da Fetracom, a entidade está composta pelos seguintes sindicalistas: Idelmar da Mota Lima (atual presidente), diretor tesoureiro; Dorival Pereira, diretor secretário; Estevão Rocha dos Santos, diretor de Patrimônio; Douglas Rodrigues Silgueiro, diretor social; Clodoaldo Fernandes, diretor de Recreação e Cultura; Orlando Terredor, diretor de Assuntos Econômicos; Divino José Martins, diretor de Legislação Sindical; Daniel de Araújo Ramalho, diretor de Legislação de Trabalho e Rubia Maria Nascimento Santana, diretora de Legislação Previdenciária. Pedro Lima e Idemar da Mota Lima, serão delegados junto à CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio).