Os estados reabriram o comércio, parques, restaurantes, cinemas e igrejas, pondo fim ao 'lockdown'. Seis estados vão reabrir na próxima segunda-feira (4).

Nos EUA, 18 Estados flexibilizam medidas contra o coronavírus

Mesmo com mais de 35 mil casos da Covid-19 em um dia, 18 estados dos EUA estão flexibilizando o distanciamento social. O país é o epicentro da pandemia no mundo, com mais de 1 milhão de infectados.

Os estados reabriram o comércio, parques, restaurantes, cinemas e igrejas, pondo fim ao 'lockdown'. Seis estados vão reabrir na próxima segunda-feira (4).

O estado de Nova York registrou, pelo 6º dia seguido, declínio nas mortes. A quarentena reduziu drasticamente a pressão no sistema de saúde.

O governador Andrew Cuomo avalia que as medidas restritivas evitaram cerca de 100 mil internações. Mesmo assim, o estado vai permanecer fechado até pelo menos 15 de maio. Autoridades de saúde só recomendam a reabertura quando for possível fazer testagem em massa, ainda sem data para ocorrer.

Índia

O governo da Índia anunciou que o país vai estender as medidas de controle de circulação da população por mais duas semanas a partir da próxima segunda-feira (4). A intenção é manter o combate à propagação do vírus no país que tem mais de 37 mil casos da doença e supera 1,2 mil mortes.

Para isso, agora a Índia impõe que todos os funcionários dos setores público e privado que voltem a trabalhar no período usem um aplicativo de rastreamento via bluetooth e GPS, acessado pelo governo, e mantenham o distanciamento social nos escritórios.
O aplicativo alerta os usuários que podem ter entrado em contato com pessoas testadas positivas para o Covid-19 ou consideradas de alto risco.

México

O México passou de 20 mil infectados pela Covid-19 e se aproxima de 2 mil mortes provocadas pela doença. Os crematórios de Cidade do México já operam praticamente no limite.

Segundo o diretor mexicano de Epidemiologia, José Luis Alomia, os mais de 1,5 mil novos casos detectados na sexta-feira (1º) representam um acréscimo de 7,9% em relação aos 19.224 notificados no dia anterior.

Paraguai

O Paraguai confirmou que detectou 67 novos casos de coronavírus em um dia, sendo 63 deles em brasileiros no país, três de outros países e um último caso por contato, elevando o número total de infectados para 333 e dez mortes. Todos os casos desta sexta-feira estão em isolamento.

• A China registrou na sexta (1º) apenas um novo caso de contágio em todo o país. A vítima é um viajante do exterior. Esse foi o menor crescimento registrado no país asiático desde o início da pandemia, que teve o ponto de partida em Wuhan.

• Autoridades do estado de Nova York (EUA) suspenderam a licença de funcionamento de uma funerária do distrito do Brooklyn onde dezenas de corpos foram encontradas na quarta-feira amontoados em caminhões que não tinham sistema de refrigeração, inclusive veículos usados em mudanças. A ação foi descoberta depois que moradores de áreas próximas à funerária perceberam mau cheiro e acionaram a polícia.

• O Ministro da Saúde de Singapura informou que algumas empresas devem ser autorizadas a operar no país a partir de 12 de maio. Escolas também devem retomar as aulas, para pequenos grupos, a partir do dia 19.
Coronavírus no Brasil

Levantamento com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais da saúde apontam que o Brasil contabilizava, até o fim da noite de sexta-feira (1º), 6.412 mortes provocadas pela Covid-19 e mais de 92 mil casos confirmados da doença.