Benefício é concedido com base na Lei de Execução Penal

No Dia das Mães, mais de 700 presos da Capital ganham benefício da ‘saidinha’

Neste ano, mais de 700 internos do sistema penitenciário de Campo Grande, ganharam o benéfico de passar o Dia das Mães em casa. De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), são 706 reeducando no total: 39 mulheres do regime semiaberto, 476 homens do semiaberto (Gameleira) e 191 homens do regime aberto (Casa do Albergado).

A ‘saidinha’ não é um indulto. Os internos deixaram a prisão no último sábado (12) e a saída tem duração de até sete dias, de acordo com a legislação. O benefício é concedido com base na Lei de Execução Penal e contempla presos com bom comportamento.

Podem requerer o benefício os condenados do regime semiaberto que tenham cumprido, ao menos, 1/6 da pena se primários e 1/4 se reincidentes. O objetivo é auxiliar o preso no retorno ao convívio familiar.

O preso deve fornecer ao juízo o endereço de onde ficará hospedado durante o período, além de estar proibido de se ausentar de casa durante a noite. Frequentar bares e estabelecimentos similares é proibido. É também o juiz que determina dia e hora para o retorno do condenado ao estabelecimento prisional.