Netinho recebe alta médica após seis meses de internação: "Muito animado e esperançoso"

Internado desde agosto do ano passado para fazer um tratamento de reabilitação e curar a tontura que vem sentindo desde que teve três acidentes vasculares cerebrais (AVCs), Netinho recebeu alta médica do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A saída da unidade foi confirmada por meio de um comunicado assinado pelo cantor. Ele afirmou que ainda não pode voltar a trabalhar, mas demonstrou otimismo. “Estou muito animado e esperançoso de que esta tontura constante e persistente desapareça por completo adiante, já que tudo que a medicina pode fazer em meu caso já foi feito”, escreveu ele.

Segundo o cantor, exames realizados esta semana constataram que o tratamento teve resultados positivos em relação ao seu primeiro dia no hospital. Sem dar detalhes, ele comentou que ainda vai continuar parte do processo em casa: “Esta ainda me deixa muito tonto e enjoado mas, como aconteceu com todas as outras manobras, esses efeitos diminuirão muito em breve. Foi por causa desse tratamento que insisti e fiquei aqui até hoje, apesar da imensa vontade de voltar pra casa e para a música”.

A Retratos da Vida havia entrado em contato com a assessoria de imprensa do Sírio-Libanês essa semana para saber o estado de saúde do cantor, mas a informação foi de que não havia previsão de alta. A pedido de Netinho, nem o hospital nem os familiares do cantor estão autorizados a dar qualquer informação até que ele termine o tratamento.

Netinho ficou três meses internado no Sírio Libanês em 2013 diagnosticado com problemas no fígado causado pelo uso de anabolizantes. Após ter uma hemorragia no hospital, ele foi operado às pressas e começou a apresentar dificuldades respiratórias e renais. O cantor teve alta em 20 de agosto e voltou a morar no Rio para dar continuidade à carreira de cantor. O tratamento seguiu em casa com sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, já que os meses internado deixaram sequelas em Netinho, como dificuldades na fala, nos movimentos e com tonturas.

Confira trechos do comunicado:

"Estou indo pra casa após quase seis meses aqui no "Hotel Sírio Libanês Palace". Apesar de não poder ainda voltar a trabalhar, vou muito animado e esperançoso de que esta tontura constante e persistente desapareça por completo adiante, já que tudo que a medicina pode fazer em meu caso já foi feito. O tratamento que vim fazendo aqui há meses para o meu sistema vestibular deu resultados muito positivos. Flavinha (Dra. Flavia Cusin) constatou isso com os novos exames realizados nesta semana e, com estes, pudemos ver a diferença em relação ao dia que cheguei aqui nesta "temporada".

A tontura ocasional que aumentava muito a tontura constante quando eu fazia movimentos de cabeça diminuiu consideravelmente. Ainda faço e seguirei em casa fazendo a última e mais difícil manobra desse tratamento. Esta ainda me deixa muito tonto e enjoado mas, como aconteceu com todas as outras manobras, esses efeitos diminuirão muito em breve. Foi por causa desse tratamento que insisti e fiquei aqui até hoje, apesar da imensa vontade de voltar pra casa e para a música.

Aproveito a oportunidade para parabenizar Dr. Roberto Kalil Filho (esse grande médico e gestor) e todos vocês pelo ambiente e tratamento que conseguem imprimir ao dia a dia desse hospital (...). Sentirei saudade.

Já chorei muito hoje com as várias visitas que recebi aqui no quarto. Me apeguei mesmo. Virei aqui visitá-los com certeza. Saibam que aprendi muito com vocês. Aprendi sobre cuidado, profissionalismo, carinho, paciência e muito mais (...). Desejo algo que é de fato muito simples mas que também é o que de mais valioso há.

(...)

E é por saber disso que lhes desejo o que descobri ser o bem mais valioso que cada um de nós pode ter nessa passagem, lhes desejo TEMPO. Tempo para viver tudo, cada coisa. Tempo para desfrutar de tudo que há e de tudo que vocês possam descobrir desejar. Tempo para viverem também as coisas mais simples, dentro e fora da órbita das suas vidas profissionais. Tempo para descobrir o valor do tempo, ainda em tempo.

(...)

Muito obrigado por tudo, por cada gesto e palavra. Com tudo que aprendi e que sei, não tenho como expressar aqui a minha felicidade. Felicidade de estar indo para casa, mas mais ainda, felicidade de ter constatado a existência de pessoas tão competentes e aplicadas como vocês, que hoje considero meus amigos. Vou pra casa com a certeza de que vocês seguirão felizes e plenos.

Estou indo pra casa muito feliz.

Fiquem com o melhor do que vocês acreditam.

Um grande abraço,

Ernesto Jr (Netinho)".