O custo passará a valer para clientes que tenham contas padrão ou premium.

Netflix passará a cobrar taxa extra de usuários que compartilharem contas com outras pessoas
Plataforma iniciará os testes de cobrança extra. / Foto: Reprodução/Tom Eversley

A plataforma de streaming Netflix, uma das maiores do mundo e mais acessadas no Brasil, anunciou que passará a cobrar taxa extra de usuários que compartilharem senhas com outras pessoas que estão fora do seu núcleo familiar.

A notícia foi compartilhada pelo site norte-americano Comic Book, que possui conteúdo de filmes, séries e desenhos, no qual afirmou que a plataforma testará a taxa extra para aqueles que adicionarem usuários fora da "casa principal", onde a conta original está cadastrada.

Entretanto, o teste começará pelo Chile, Costa Rica e Peru. A intenção é que seja cobrado um valor de 30% do que é pago no plano básico, o que gira em torno de R$ 15,10 a R$ 20,40, se convertido em real.

“Sempre facilitamos para as pessoas que moram juntas compartilhar sua conta Netflix, com recursos como perfis separados e vários fluxos em nossos planos Standard e Premium. Embora tenham sido extremamente populares, também criaram alguma confusão sobre quando e como a Netflix pode ser compartilhada. Como resultado, as contas estão sendo compartilhadas entre as famílias – impactando nossa capacidade de investir em ótimas novas TVs e filmes para nossos membros”, disse Chengyi Long, diretor de inovação da Netflix.

Essa cobrança, no caso, valerá para contas no qual o usuário possa ter acesso simultâneo de mais uma tela, como acontece com quem assina o pacote Standard ou Premium.

Outro recurso que será testado, também, é poder transferir um perfil existente, para outra conta, mantendo o histórico e listas para garantir as sugestões selecionadas para cada usuário.