Contas de água e energia em atraso poderão ser negociadas e parceladas.

Negociações presenciais da Campanha Nome Limpo começam nesta segunda
Clientes da Águas Guariroba e Energisa poderão regularizar débitos. / Foto: Ascom

Entre os dias 21 e 25 de novembro, a concessionária Águas Guariroba vai atender, na sede da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), consumidores que estejam com contas em atraso, oferecendo descontos de até 75% sobre o débito e parcelamento em até 60 vezes, conforme o tempo da dívida. 

Já na semana seguinte, de 28 de novembro a 2 de dezembro, será a vez da Energisa realizar atendimento para renegociação, com isenção dos juros, da multa e de correção monetária, oferecendo, ainda, a quem pagar à vista, 50% de desconto no valor da dívida. Outra opção oferecida será o parcelamento do débito em atraso em até 24 vezes no cartão de crédito ou boleto.

Os interessados em regularizar pendências financeiras com ambas as concessionárias deverão comparecer na ACICG das 8h às 17h. Em dias de jogos do Brasil, o funcionamento ocorrerá em horário diferenciado. Em 24 de novembro, será das 7h às 13h; no dia 28, das 7h às 11h; e em 2 de dezembro das 7h às 14h. O atendimento durante o evento será por ordem de chegada, com distribuição de senhas.

Negociações online

Além de negociações presenciais, a 2ª Campanha Nome Limpo Estadual, que começou dia 7 de novembro, reúne empresas que realizam conciliações online para regularização de dívidas, oferecendo condições facilitadas de pagamento, como redução de juros e de multas e parcelamento prolongado.

Empreendimentos dos setores educacional, financeiro, construção civil, moveleiro e de lazer estão atendendo exclusivamente por meio de audiências virtuais remotas que foram previamente agendadas pela ACICG.

São esperadas cerca de 300 audiências online até 9 de dezembro, data de encerramento da campanha, segundo a coordenadora da Campanha Nome Limpo, Paola Nogueira. 

“Por meio de uma listagem fornecida pelos estabelecimentos, convidamos mais de 3 mil consumidores inadimplentes via e-mail, telefone, whats app e carta para regularizarem suas dívidas. Essas empresas contam com o apoio de um conciliador capacitado pelo Tribunal de Justiça que irá conduzir as audiências por videoconferência”, explica.

Participam nessa modalidade as empresas: Insted, Sicredi, Sesc, Sicoob, Ecopark e Serrana center, situadas em Campo Grande; Aems, Robemix concreto, Porto de areias e Espaço Vip, localizadas em Três Lagoas; e Lojas Oriente, de Naviraí; e Ruth Store, de Camapuã.

Resultados

A expectativa da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) é negociar R$ 5,5 milhões este ano e atender mais de 1,5 mil pessoas.

Na visão do presidente da ACICG, Renato Paniago, a campanha é mais uma oportunidade para auxiliar empresas e consumidores e, também, fortalecer a economia local.

“As negociações realizadas possibilitam às empresas o recebimento e regularização dos créditos perdidos, a reativação de clientes antigos e, ainda, contribuem para o aquecimento do mercado para as compras de Natal, fazendo com que o dinheiro volte a circular na economia", declara.

Em 2021, a Campanha Nome Limpo recuperou mais de R$ 3 milhões em Mato Grosso do Sul.