Não há previsão para o fim da crise econômica, diz palestrante do MS Agro
/ Foto: O MS Agro é um evento tradicional do Sistema Famasul e consta na agenda dos produtores rurais.
Não há boa notícia para quem espera uma mudança positiva em nossa economia para o próximo ano. Não na avaliação do cientista político e analista de conjuntura política brasileira e internacional, Celso Melo, que acredita que 2016 será marcado pela pressão social, proveniente do aumento do desemprego e outros fatores desfavoráveis da nossa economia. O especialista ministrará palestra sobre o tema durante o MS Agro 2015, que será realizado no dia 27 de novembro, na sede do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS.
 
O MS Agro é um evento tradicional do Sistema Famasul e consta na agenda dos produtores rurais como uma oportunidade de atualização e orientação para a tomada de decisões para o próximo ano e, justamente por isso, é realizado no final de novembro. Com o tema 'Educação - A certeza de um futuro sustentável', o evento trará especialistas para abordar o reflexo da melhora educacional no País no âmbito econômico e político.
 
Para Celso Melo, que proferirá a palestra 'Crise Política e a Consequência para a Economia Brasileira' no MS Agro 2015, a possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff deve ser cogitado novamente, diante de uma série de elementos políticos ocorridos nos últimos meses. "Lava Jato, Petrobrás, um Congresso não pacífico, o fato da presidente não ser hoje um projeto de poder, tudo isso é uma caldeirão fervente, que colocará pressão no Governo".
Melo deixa claro que o Governo precisa ser pragmático, ou seja, prático, realista e objetivo, destravando o sistema econômico, criando um ciclo otimista. "A forma de combater a crise é que aconteça uma mudança de concepção. É claro que tem que haver ajuste fiscal e controle de gastos, mas não podemos ficar só nisso".
 
A luz no final do túnel, na avaliação do especialista, seria a repactuação das forças políticas do País. "É preciso que haja controles dos gastos do Governo, um plano de concessões, investimentos em logística, a privatização de alguns setores e  que as agências de regulamentação voltem a funcionar, sem intervenção política. Quando o Estado ganha, a população ganha".
 
O palestrante destaca que a educação tem papel fundamental nesse processo de mudança política e econômica do País, mas o tema precisa ser abordado com abrangência, não de forma superficial e dentro do senso comum. "A educação precisa estar ligada ao aumento da produtividade do trabalhador brasileiro e assim conseguirmos competitividade. Quem vai falar que é contra a educação? Ninguém! Mas o discurso generalista sobre o tema não dá mais", enfatiza o Melo, que é articulista do jornal O Estado de São Paulo e autor de vários artigos em revistas especializadas, professor e pesquisador.
 
MS Agro 2015 - O seminário tem como missão fomentar a discussão de temas estratégicos para a competitividade do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Além disso, tem como objetivo discutir temas estratégicos, questões relacionadas às tendências de mercado e o cenário macroeconômico para  setor. Com carga horária de 4 horas, o evento traz conceituados palestrantes e assuntos pertinentes para incitar o desenvolvimento, a reflexão e a troca de ideias.
 
O evento é realizado pela Famasul e Aprosoja/MS, com o patrocínio da OCB/MS - Organização das Cooperativas do Brasil, da Granos Corretora e do Senar/MS - Serviço de Aprendizagem Rural e conta com o apoio do Governo do Estado de MS e da Fundems - Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja. Para mais informações, acesse: http://senarms.org.br/projetos/msagro/