Nadadores dos EUA evitam críticas à Vila Olímpica e elogiam acomodações
A nadadora Katie Ledecky ganhou sua primeira medalha aos 15 anos em Londres 2012 e agora se diz mais madura e pronta para competir / Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Depois da chegada dos atletas ao Brasil e as críticas de algumas delegações sobre as instalações na Vila Olímpica, o assunto parece ter ficado no passado. Durante a entrevista coletiva da equipe de natação dos Estados Unidos, o assunto foi abordado por jornalistas estrangeiros em duas oportunidades. A resposta foi breve e direta.

“As acomodações são ótimas, como em qualquer outra Olimpíada. Temos cama, comida”, disse o veterano Ryan Lochte, que está em sua quarta edição de Jogos Olímpicos. A sua colega de equipe, Missy Franklin, negou ter tido qualquer inconveniente em sua estada até o momento.

“Honestamente, eu me senti muito bem cuidada pela nossa confederação. Tivemos tudo que precisamos. Acho que [as pessoas da organização dos Jogos] fizeram tudo que puderam para deixar tudo pronto. É tudo conveniente, [como] estar perto do refeitório. Até agora tem sido uma experiência maravilhosa”, disse Missy.

Michael Phelps, multicampeão olímpico, foi o centro das atenções na coletiva, por isso foi o primeiro a falar com a imprensa. Sozinho, respondeu a várias perguntas dos jornalistas, antes de deixar o palco de uma das salas de coletivas no centro de mídia ao lado do Parque Olímpico. Em seguida, foi a vez da nadadora Katie Ledecky.

Katie foi medalhista de ouro nos 800 metros livres nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Na ocasião, ela tinha 15 anos. Agora, aos 19, está mais madura e se diz pronta para os desafios dos próximos dias. “Há quatro anos eu estava sentada aqui [em uma coletiva de imprensa em uma Olimpíada], muitas coisas aconteceram. Agora eu me sinto mais confortável nesse ambiente […], estou me divertindo com meus colegas de equipe e pronta [para competir]”.