Na seca, Müller avisa: Não vou bater pênaltis pelos próximos dois meses
Thomas Müller facilitou a vida de Buffon no pênalti / Foto: Reuters

Antes de a Eurocopa começar, Thomas Müller era um dos candidatos a artilheiro. Em seu impressionante currículo, soma dez gols em Copas do Mundo tendo participado apenas de duas edições (2010 e 2014). Mas não conseguiu carregar este retrospecto para a Eurocopa na França. Pior: além de não marcar, também desperdiçou um pênalti na disputa contra a Itália, pelas quartas de final, no último sábado – os alemães acabaram vencendo por 6 a 5 mesmo com a defesa de Buffon no lance.

Foi o quinto pênalti perdido por Müller em toda a temporada (fez sete). O mais marcante aconteceu na eliminação do Bayern de Munique para o Atlético de Madrid na semifinal da Liga dos Campeões, em maio (veja abaixo). Diante deste cenário, ele avisou:

- Eu não vou bater pênaltis pelos próximos dois meses. Vou trabalhar mais a minha técnica por um tempo e voltarei melhor. Darei um passo atrás para que outros tenham a oportunidade por agora – disse ao “Sport Bild”.

Müller abrirá uma exceção caso, por exemplo, a semifinal contra a França, quinta-feira, em Marselha, seja decidida da mesma maneira.

- Se o jogo for para a disputa de pênaltis e precisarem de mim, estarei disponível, é claro. Mas eu não vou ficar pedindo para bater.

Sobre a sua falta de gols em geral (apenas um nos últimos dez jogos por clube e seleção), Müller não mostrou tanta preocupação.

- Eu vou seguir tentando marcar um gol. Se acontecer, aconteceu. Se no fim nós vencermos sem um gol meu, talvez eu não ganhe tanto crédito na imprensa, mas ainda assim estarei levando o troféu para casa - encerrou.

Alemanha e França se enfrentam na quinta-feira, às 16h (de Brasília), no Velódrome, em Marselha. Rede Globo, GloboEsporte.com, SporTV e SporTV Play, que está com sinal aberto também para quem não é assinante, transmitem ao vivo, com início da cobertura do pré-jogo em Tempo Real no site a partir de 15h. Antes, na quarta, Portugal e País de Gales duelam em Lyon.