Ação da Defensoria foi fundamental para garantir atendimento à paciente.

Na Justiça, paciente de 64 anos consegue direito à cirurgia de R$ 119 mil no quadril em MS

Loides Ribeiro, de 64 anos, conseguiu na justiça uma liminar para realização de uma artroplastia, procedimento cirúrgico avaliado em R$ 119 mil. A decisão é resultado de um pedido formulado pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, a fim de garantir o tratamento à paciente que havia sido diagnosticada com coxartrose e sofria com dores e restrição de mobilidade.

De acordo com o defensor público Cássio Sanches Barbi, titular da comarca de Nova Alvorada do Sul, cidade a 120 quilômetros de Campo Grande, o avanço da doença causou o comprometimento articular do quadril direito e, por esta razão, Loides necessitava com urgência da artroplastia total do quadril com uso de prótese.

“Oficiamos a Secretaria Municipal de Saúde e em uma consulta com especialista pela Caravana do Mutirão da Ortopedia, a urgência se confirmou. Dessa forma, pedimos a concessão da tutela de urgência”, pontuou o defensor.

Com parecer favorável do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o pedido foi deferido e a paciente passou pelo procedimento cirúrgico no último dia 28 de dezembro de 2021. Entre o deferimento da liminar e a realização da cirurgia, a espera foi de apenas 35 dias.

Em casa se recuperando, Loides afirma que se surpreendeu com a rapidez do caso.

“Estava sofrendo com dores há quatro anos e fiquei surpresa com a agilidade da Defensoria Pública. Eu nem esperava fazer a cirurgia no mesmo ano. Agendamos o atendimento pela Plataforma Virtual e, logo depois de irmos à unidade, a Secretaria de Saúde entrou em contato em dezembro mesmo. O médico disse que a recuperação vai demorar uns 90 dias, mas eu já estou me locomovendo com a ajuda do andador. Estamos muito felizes também com a atenciosidade do defensor, desde o primeiro contato”, agradeceu a assistida.