Mulheres têm preferência na concessão de moradia popular

As regras do programa Minha Casa, Minha Vida dão à mulher chefe de família a preferência na concessão da moradia popular e em Dourados, esta determinação é seguida a risca como forma de garantir o cumprimento desta conquista feminina. Nos conjuntos habitacionais douradenses fica nítido o apego das mães pelo lar que abriga suas famílias, mostrando que nesta área da habitação todo dia é Dia da Mulher em Dourados.

Uma pesquisa feita em âmbito nacional mostrou que na questão social o instinto de mãe presente nas mulheres faz com que elas, em sua maioria, estejam sempre mais preocupadas com a garantia de uma casa para abrigar os filhos. “Existem é claro muitas exceções que vemos hoje em dia, mas o programa entende com base em pesquisa, que as mulheres pensam mais vezes antes de abrir mão da casa quando há alguma dificuldade ou contratempo, por isso ela sempre tem essa preferência”, explica Zelinda Fernandes, diretora do Departamento de Habitação da Prefeitura de Dourados.

Quando há sorteio de casas populares, 75% das casas são destinadas a mulheres consideradas chefes de família. Neste perfil se enquadram solteiras ou casadas que sejam as responsáveis pelo sustento da família (no caso das casadas com renda superior à do marido) e que tenham filhos menores de idade.

A operadora de caixa Bruna Melissa Araújo Cáceres Miranda Paschoal, 27, mora há um ano no conjunto Harrisson de Figueiredo com o filho de sete anos de idade. Ela conta que chefiar uma família não é simples, mas que é a garantia de um lar para que ela possa trabalhar e viver com tranquilidade ao lado do filho. “É uma garantia de que você sempre vai ter uma casa para morar e que ela é sua, do seu jeito, estando hoje ou não com um companheiro”, acredita.

Já a dona de casa Neyla Heloisa Costa Rita Lourenço, 31, mora no local com o marido e quatro filhos. “A casa aqui é boa, tem varanda e bastante espaço para a criançada brincar. Recebo sempre muitas visitas dos vizinhos”, lembra ela, rodeada dos filhos e crianças de amigos da vizinhança.

Neyla ressalta a importância da casa popular para que a família tenha mais segurança. “Hoje tudo está subindo de preço, ficando mais caro. Então, a gente poder ter uma casa que paga mais barato para morar, não é o valor de um aluguel, é com certeza um alivio para a gente. É a certeza de que sempre teremos um bom teto para os nossos filhos”, ressalta.

A entrega de moradias populares é uma das prioridades do prefeito Murilo, para dar mais qualidade de vida às famílias. Desde que assumiu a prefeitura, já foram entregues 2,3 mil moradias. Outras 800 estão em construção e mais 865 estão garantidas com previsão para ser dada a ordem de serviço para iniciar a edificação em breve.