Violência contra a mulher.

Mulheres buscam apoio dos vereadores para criar Delegacia da Mulher em Maracaju
Autoridades e pessoas de classe. / Foto: ASSECOM

Foi em um chá entre as mulheres que o assunto violência contra as mulheres foi a tônica, mesmo com a Lei Maria da Penha a violência não parou ou pior aumentou nos últimos anos, o crescimento do município contribuiu para o aumento da violência.

Da reunião surgiu a ideia da Delegacia Especializada da Mulher, um órgão específico para tratar das questões que envolvam mulheres.

A ideia contou com o apoio da OAB, ( Ordem dos Advogados do Brasil) Defensoria Pública e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Na manhã desta quarta-feira (14) na Sessão da Câmara de Vereadores, as mulheres representadas pela Promotora de Justiça Dra. Simone Almada Góes, Primeira-Dama Leila Gonçalves Azambuja e Presidente da OAB Nely Ratier Placência, levaram até os vereadores a reivindicação e pediram também o apoio da casa de leis para a implantação e efetivação de uma Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher na cidade.

A Promotora de Justiça Simone Almada Góes destacou a importância da implantação da Delegacia da Mulher, causa esta que juntamente com outras mulheres da sociedade e conforme demanda da população tem buscado apoio em diversos órgãos. A promotora fez elogios a atuação das forças policiais, que atuam na cidade. Destacou a coragem esforço que exercem para dar tranquilidade a comunidade.
Simone Almada destacou os números de 2017 para justificar a criação da delegacia “Temos números grandes de violência contra a mulher, sendo somente em 2017 cerca de 300 casos e nesse ano já são 60 casos registrados, isso sem contar que a nossa cidade está em crescimento.” Salientou a Promotora de Justiça.
Durante a sessão, os vereadores apoiaram publicamente a implantação da Delegacia da Mulher na cidade, destacando ainda que vão entrar em contato com deputados aliados e irão agendar reunião com o Governador Reinaldo Azambuja, afim de levar o assunto a frente, visando a efetivação desse projeto, que é uma demanda antiga da sociedade e que os números atuais reforçam ainda mais a importância do mesmo.

Para o presidente da Casa de Leis Hélio Albarelo, mais uma demonstração de coragem, dessas guerreiras em busca de seus ideais que venha a ajudar a todas, e que elas podem sim, contar sempre com apoio dos vereadores, não só na conquista da delegacia da mulher, mais em todas as ações que beneficiem a sociedade e as mulheres.

Para a Primeira dama Leila Gonçalves Azambuja, essa ação, faz parte do mês de março mês símbolo da luta das mulheres. “ A criação da Delegacia é um passo importante para toda a nossa comunidade, e principalmente para as mulheres vítimas de violência, precisamos dar um fim, não podemos conviver com isso, é difícil para a mulher vítima expor suas intimidades para um policial homem, se for um atendimento de mulher para mulher e uma situação totalmente diferente os números mostram onde tem delegacia da mulher os números de violência contra a mulher diminuiu”, disse a primeira Dama.

Mulheres buscam apoio dos vereadores para criar Delegacia da Mulher em Maracaju
Mulheres buscam apoio dos vereadores para criar Delegacia da Mulher em Maracaju
Mulheres buscam apoio dos vereadores para criar Delegacia da Mulher em Maracaju
Mulheres buscam apoio dos vereadores para criar Delegacia da Mulher em Maracaju