Moradora da Bahia, Ana Lúcia colará grau em pedagogia essa semana.

Mulher que morou na rua e no lixão realiza sonho de se tornar professora aos 59 anos
Ana Lúcia se formará em pedagogia. / Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Ana Lúcia Alves da Silva, de 59 anos, moradora do estado da Bahia, tem muito o que comemorar essa semana. Após passar parte da sua vida morando na rua e em lixões, conquistará o tão desejado sonho de ser tornar professora.

Mesmo não tendo muitos recursos, conseguiu colocar a filha na Universidade para cursar Direito, dando as oportunidades que ela nunca pôde ter.

“Quando ela já estava quase formada pensei em começar a estudar”. Foi aí que Ana começou a escrever o capítulo mais importante da sua história.

De acordo com o site Só Notícia Boa, Ana retomou os estudos através da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Assim, recomeçou pela 5ª série, conciliando a rotina de trabalho em uma recepção de um hospital público, faxina e serviço como babá.

Em 2014, prestou o Exame Nacional do Ensimo Médio (ENEM), sendo aprovada para o curso de pedagogia, após incentivo da filha.

“Um dia, minha filha me falou para eu fazer a prova para entrar em uma faculdade federal. Eu respondi que, se ela que tinha estudado tanto não tinha passado, imagine eu… meu sonho sempre foi cursar Pedagogia. Decidi fazer a prova, mas não acreditava que iria passar".

"Fiz as duas fases da seleção e fui aprovada. Como minha filha já estava formada, senti que ali era minha chance. Então, comecei a estudar na 1ª turma do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da Universidade Federal da Bahia (UFBA)”, relembra Ana.

Na próxima sexta-feira (11), Ana Lúcia colará grau no tão sonhado curso, e se tornará a mais nova pedagoga do Estado da Bahia.

"Minha faculdade é uma conquista tão grande para mim que ninguém é capaz de avaliar. Só fico triste pensando se ainda vou conseguir dar aulas, se vai dar tempo de realizar esse sonho. Não fiz o curso só por fazer, quero ser a melhor professora”, planeja Ana emocionada.