Vaga na Copa Libertadores, luta para se manter na elite. Clubes se preparam para a reta final da competição.

Muito em jogo: veja as disputas que estão em aberto no Brasileirão
São Paulo, Atlético-MG e Athletico-PR estão na briga por últimas vagas na Libertadores de 2023. / Foto: Reprodução/Athletico-PR; Pedro Souza / Atlético; Rubens Chiri / saopaulofc.net

O Palmeiras já confirmou seu hendecacampeonato brasileiro na quarta-feira passada (2), mas algumas vagas ainda estão em disputa no Campeonato Brasileiro. Do sonho de estar na Copa Libertadores à permanência por mais um ano na elite, equipes ainda fazem as contas para consolidarem um feliz 2022.

PRESENÇA NA COPA LIBERTADORES

Além do Verdão, Internacional, Fluminense e Corinthians já garantiram vagas na Libertadores-2023. Como o Flamengo (atual terceiro colocado) conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores neste ano, a zona de classificação do Brasileiro mudou de G6 para G8 (veja os detalhes aqui). >>> Veja a reta final do Brasileirão e simule os jogos! Professor do Departamento de Matemática da UFMG, Gilcione Nonato Costa vê a situação começar a se encaminhar para um clube que disputou neste ano a Libertadores. - O Athletico-PR é quem está com situação mais tranquila. A equipe está com 54 pontos e precisa somar outros quatro para confirmar sua vaga - detalhou ao LANCE!. O Furacão tem 94,5% de chances de estar na edição de 2023 da competição continental. O criador do site Probabilidades no Futebol apontou quem também tem chances de se credenciar no G8. - O Atlético-MG faz duas partidas como mandante. Um adversário é o Botafogo, uma equipe que oscila muito, enquanto o Cuiabá está na briga para não cair - afirmou. O Galo, com 52 pontos, está com 72,7% de possibilidade de se garantir na Libertadores de 2023.

O São Paulo, com 51 pontos, vem em seguida com 59,3% de chances. -  Basta conseguir uma vitória que o São Paulo exige que o Fortaleza e o América-MG façam uma reta final impecável e alcancem ao menos 55 pontos. O Tricolor paulista também terá entre os adversários o Goiás, que é um adversário oscilante - disse Gilcione Nonato Costa. Mesmo em décimo lugar, o Fortaleza tem chances de vaga na competição continental superior do América-MG: 28,6%, contra 26,5% do Coelho, clube que está na nona colocação. - O Fortaleza tem feito um returno muito forte, de recuperação na competição.  Por ter duas partidas como mandante pela frente, tem mais chances do que o América-MG. Contudo,  é complicado para o Tricolor do Pici alcançar a pontuação do São Paulo - destacou. O Botafogo mantém 11,2% de possibilidades de se classificar. Mas o matemático alerta. - Trata-se de uma equipe que não é confiável. Não tem bom aproveitamento como mandante e isto pesa na reta final - afirmou. O Santos tem 6,9% de possibilidades de obter uma vaga na Libertadores de 2023, enquanto o RB Bragantino mantém remotos 0,26% e o Goiás está com 0,013% de possibilidades.  O 'FANTASMA' DO REBAIXAMENTO

A luta contra o rebaixamento traz momentos críticos. O Juventude já está matematicamente na Série B de 2023, enquanto o Avaí tem ínfimas oportunidades de seguir na elite: a UFMG aponta 99,7% de risco de queda. O Atlético-GO também está com os dias contados, de acordo com o matemático Gilcione Nonato da Costa. - A equipe tem 33 pontos, precisa de cinco para sair da zona de rebaixamento. Dois dos três últimos jogos do Atlético-GO serão como visitante e, além disto, o Dragão não tem um bom desempenho como mandante. As chances são reduzidíssimas - afirmou o especialista da UFMG. A equipe goiana tem 92,5% de probabilidade de cair. O site Probabilidades no Futebol aponta que o Ceará, com 34 pontos, tem 83,4% de chance de ocupar a última vaga do Z4. O Cuiabá, com 37 pontos, tem 15,9% de chance de cair.  - O Ceará jogará duas partidas como visitante, o que é desafiador. O Cuiabá venceu fora e ainda tem na reta final duas partidas como mandante, o que dá margem para que se afaste da zona de rebaixamento - disse. Completando a lista, o Coritiba tem 8,2% de chance de cair para a Série B de 2023. Entre a luta para ter um 2023 com ambições continentais e o desafio de se manter na elite, há muito em jogo nesta reta final do Brasileirão.