A chegada do Projeto em Campo Grande representa maior celeridade nas filas do município que permaneceram represadas, principalmente, em virtude da pandemia da Covid-19.

MS Saúde chega à Capital com a realização de cirurgias e exames
MS Saúde chega à Capital com a realização de cirurgias e exames. / Foto: Divulgação

Às vésperas dos 124 anos de Campo Grande, o Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’, se estabelece na Capital sul-mato-grossense com a realização de consultas de pré-operatório em diversas especialidades e com a realização de exames de alta complexidade como tomografias e ressonância magnética em unidades hospitalares do município.

A superintendente de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e coordenadora do MS Saúde, Maria Angélica Benetasso, explica que as equipes estão se organizando para a realização de forças-tarefas tanto na Capital quanto nos demais municípios do Estado.


“Nós iniciamos com um ritmo um pouco lento porque tomamos todos os cuidados com a realização dos contratos e dos termos aditivos para pudéssemos ter uma prestação de contas transparente, principalmente, considerando que alguns procedimentos são caros. Assim, estamos trabalhando em conjunto com os órgãos de controle, entre eles, o Ministério Público que tem nos ajudado em muito em todos os processos deste projeto”, explica Benetasso.

A chegada do Projeto em Campo Grande representa maior celeridade nas filas do município que permaneceram represadas, principalmente, em virtude da pandemia da Covid-19. “Nós sabemos que a maior demanda está na cidade de Campo Grande. O projeto chega unindo forças do financiamento do Estado, da organização da equipe da SES junto aos executores que são os hospitais que se pré-dispuseram em realizar os mutirões oferecendo atendimento com mais agilidade e celeridade aos pacientes que estão a muito tempo na fila”, detalha a superintendente.

Atualmente, os maiores hospitais do Estado estão concentrados em Campo Grande e a demanda de urgência é muito alta, e por esta razão, acabam deixando de realizar os procedimentos eletivos. “E por isso as filas acabam represadas e com a soma de esforços que são os novos executores conseguimos dar maior celeridade nos atendimentos das filas, principalmente, para os residentes de Campo Grande. Por isso, o projeto está caminhando muito bem e segue dentro do esperado”, detalha Maria Angélica.

Ações em Campo Grande

Hospital São Julião

O Hospital São Julião recebe a partir desta quinta-feira (24), o mutirão de consultas cirúrgicas para a realização de cirurgia geral. Ao todo, o CORE (Sistema de Regulação Estadual) realizou o agendamento de 75 pacientes para os próximos dias, sendo 10 pacientes para o dia 24 de agosto, 15 pacientes para o dia 25 de agosto e para o dia 2 de setembro, mais 50 pacientes.


Outras consultas para outras especialidades foram realizadas, a primeira aconteceu no dia 23 de agosto, com consultas avaliativas para cirurgia de vitrectomia e de catarata com agendamentos realizados para os dias 23, 28, 31 de agosto e para o dia 1º de setembro.

Hospital do Pênfigo

Já Hospital do Pênfigo 102 pessoas tiveram as suas consultas agendas para o dia 25 de agosto sendo 52 para consultas de pré-operatório de quadril, e 50 consultas de pré-operatório de joelho. Deste total, 19 pacientes são de ações judiciais.
O Hospital do Pênfigo Centro agendou duas datas de consultas de pré-operatório para exames de cateterismo, sendo para o dia 24 de agosto, 45 pacientes e para o dia 31 de agosto 47 pacientes.

Santa Casa

O Hospital Santa Casa também realizou 178 procedimentos, sendo 144 tomografias agendadas no período de 14 a 31 de agosto, além de 34 exames de ecocardiograma. Há ainda a previsão de novos exames de alta complexidade como a ressonância magnética e de cateterismo que deverão acontecer nos próximos dias.

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

Com parte das comemorações de 26 anos do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), a unidade hospitalar executará de exames de cateterismo, eletroneuromiografia e endoscopia. Os agendamentos ainda deverão acontecer.


Chamamento de pacientes

Quanto à comunicação de agendamento aos pacientes a SES/MS esclarece que:

Aos munícipes de Campo Grande, a Sesau solicitou ao Estado que os agendamentos sejam realizados com o mínimo 10 dias úteis para que a Regulação Municipal de Saúde de Campo Grande consiga comunicar os pacientes de forma eficaz.
Em casos eventuais, de menor prazo estipulado, o CORE estadual entra em contato com o paciente e informa o agendamento em Campo Grande.

Já os munícipes do interior do Estado, o CORE/SES informa à Central Municipal de Regulação, a qual informar aos pacientes, data e hora de atendimento.

Por isso, a necessidade da importância da atualização de dados, como o telefone, endereço, cartão do SUS que pode ser realizada nas unidades de saúde ou nas secretarias municipais de saúde.