Há dois dias, respectivamente, segunda-feira (11) e terça-feira (12), não há registro de mortes por Covid-19 nos 79 municípios do Estado até o momento.

MS registra 48 horas sem mortes por Covid-19
No boletim epidemiológico de segunda-feira (11/10), constavam oito mortes, porém, de dias anteriores. / Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul atinge mais um marco histórico nas ações de enfrentamento da Covid-19. Há dois dias, respectivamente, segunda-feira (11) e terça-feira (12), não há registro de mortes por Covid-19 nos 79 municípios do Estado até o momento.

Apesar do anúncio, a Secretaria de Estado de Saúde não descarta a possibilidade de receber informações tardia nos bancos de dados vinda dos municípios, considerando que houve feriado prolongado e o registro de óbito leva 24 horas para registro da ocorrência.

No boletim epidemiológico de segunda-feira (11/10), constavam oito mortes, porém, de dias anteriores.

A redução de óbitos é uma consequência da adesão da população à campanha de vacinação — onde mais de 60% da população geral do estado está imunizada com as duas doses ou dose única.

Com 60% da população geral imunizada, o Estado encaminha para alcançar a imunidade coletiva e ser o primeiro a sair desta pandemia no país.

Para isso, Mato Grosso do Sul tem avançado na imunização, com 77% da população geral vacinada com pelo menos uma dose e 60,92% com o esquema vacinal totalmente completo.

O Estado registra mais de 95% da população adulta vacinável maior de 18 anos que já receberam a 1ª dose do imunizante e 79,51% que já foram imunizados com a segunda dose. Até o momento foram vacinados 74,99% dos adolescentes vacinados com a primeira dose da Pfizer. Quanto a dose de reforço, o Estado já aplicou 42,32% do público-alvo.