Médicos começam atuar ainda neste mês de junho

MS recebe 32 novos profissionais no Programa Mais Médicos
De 24 a 28 de junho é a validação e início das atividades dos médicos nos municípios / Foto: Arquivo/Correio do Estado

O Estado de Mato Grosso do Sul agora pode contar com reforço de 32 novos médicos aprovados no Programa Mais Médicos do Governo Federal. Ao todo, 21 municípios do estado receberão pelo menos 1 médico para atuar nas unidades básicas de saúde de cada cidade. Os municípios ribeirinhos que há mais dificuldade de acesso à saúde receberam mais de 2 profissionais. È o caso de Aquidauana (3), Corumbá (3) e Naviraí (5).

O Ministério da Saúde publicou nesta semana o resultado final da 1ª fase dos médicos selecionados no 18º ciclo do programa. De acordo com as regras previstas no edital, 1.975 profissionais foram selecionados para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde de mais de mil municípios, localizados nos 26 estados, além de 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Os profissionais aprovados no programa devem se apresentar nos municípios entre os dias 24 e 28 de junho para o início das atividades de atendimento à população.

Os municípios contemplados neste edital do Mais Médicos são de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso – a exemplo das ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas – e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme informações da Agência Brasil, a primeira fase do 18º ciclo do programa priorizou a participação de profissionais formados e habilitados com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Além disso, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.

PRÓXIMAS ETAPAS:

-19 a 21 de junho médicos confirmam a escolha da vaga

-24 a 28 de junho é a validação e início das atividades dos médicos nos municípios