A previsão indica tempestade de grau de severidade perigoso, com ventos de até 100 km/h e de chuva acompanhada de granizo.

MS pode ter tempestade com granizo e ventos de 100 km/h nesta segunda
Tempo fechado na manhã desta segunda-feira (30), em Caarapó. / Foto: José Carlos

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de atenção meteorológica para cidades de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (30). A previsão indica tempestade de grau de severidade perigoso, com ventos de até 100 km/h e de chuva acompanhada de granizo.

O aviso inicia às 10h e deve encerrar às 11h de terça-feira (31), com probabilidade de chuva com volume de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos durante a tempestade.

As cidades em alerta são: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Glória de Dourados, Itaquiaraí, Ivinhema, Jateí, Juti, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

A orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em casos de emergência, o morador pode ligar para Defesa Civil no telefone 199 ou Corpo de Bombeiros no 193.

Tempestade, mas baixa umidade do ar
Em contrapartida, outras cidades a atenção é de baixa umidade do ar, com variação de 20 a 30%. O perigo em potencial mantém alerta do 12h às 19h de hoje. Há risco baixo de incêndios florestais e à saúde, nas cidades de: Aparecida do Taboado, Cassilândia, Paranaíba e Sonora.