A Multivacinação tem como objetivo atualizar a Caderneta de Vacinação desse grupo.

MS inicia Campanha de Multivacinação em crianças e adolescentes
A Multivacinação tem como objetivo atualizar a Caderneta de Vacinação desse grupo. / Foto: Wesley Ortiz

A Campanha de Multivacinação será realizada até o dia 23 de setembro para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, em Mato Grosso do Sul.

A ação é realizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

A campanha teve início no sábado (9) e acontece nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

A Multivacinação tem como objetivo atualizar a Caderneta de Vacinação desse grupo. 

A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as unidades de saúde do Estado.

Para a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger, é importante que os pais, familiares e/ou responsáveis levem as crianças e adolescentes, menores de 15 anos, até uma Unidade de Saúde mais próxima para a atualização da Caderneta de Vacinação.

“Essa campanha vem com uma intensificação para crianças e adolescentes para realmente resgatarmos e atualizarmos a caderneta vacinal, especificamente desta população. Para isso, é essencial que todos compareçam aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi aplicada ou se há doses em atraso”, explica.

Todos os municípios do estado já estão abastecidos com os imunizantes e a postos para dar início à Campanha de Multivacinação. A campanha é uma forma de garantir o controle e eliminação de doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e varicela (catapora), e que podem ser prevenidas com a atualização da caderneta de vacinação.

Dia D

No sábado (16), acontece o Dia D da Campanha de Multivacinação nos 79 municípios do estado. A mobilização social tem o objetivo de fazer com que a população atualize a caderneta de vacinação.

Em Campo Grande, o Dia D é uma realização da SES em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) e acontece na Praça Ary Coelho, região central da Capital, das 8 horas às 11 horas.

Confira as vacinas que serão disponibilizadas:

Para crianças
BCG; Hepatite B; Rotavírus humano (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela; Pneumocócica 23-valente (Pncc 23*), vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Para adolescentes menores de 15 anos
Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23), vacina indicada para população indígena.