O maior evento do gênero da América Latina acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro na capital paulista e reunirá mais de 1200 jovens de 24 estados e do Distrito Federal

MS está no Brasileiro nas Paralimpíadas Escolares 2018

Entre os dias 20 e 23 de novembro, o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro localizado em São Paulo será palco das competições das Paralimpíadas Escolares 2018. O maior evento do gênero da América Latina reunirá mais de 1200 jovens de 12 a 18 anos com deficiência física, visual ou intelectual matriculados em escolas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. Na oportunidade, estarão presentes alunos de 24 estados e do Distrito Federal. Os estados do Rio de Janeiro e Piauí não participarão desta edição.

Nesta edição, os estudantes disputarão em 11 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôleibol sentado. O evento será realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; da Educação; do Esportes, Lazer e Juventude e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

As Paralimpíadas Escolares já revelaram grandes nomes do esporte paralímpico do Brasil, como as integrantes do Time São Paulo Paralímpico Lorena Spoladore, saltadora campeã do Mundial de Atletismo Lyon 2013 e a corredora Verônica Hipólito, prata nos 100m nas Paralimpíadas Rio 2016. As competições revelaram ainda os atletas Lemon Moreno, medalhista de prata no Goalball nas Paralimpíadas Londres 2012 e campeão mundial na Finlândia 2014; Petrúcio Ferreira, velocista recordista mundial dos 200m T47; Alan Fonteles, ouro em Londres 2012 e o nadador Matheus Rheine, bronze no Rio 2016.

Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, as Paralimpíadas Escolares de São Paulo vão deixar um legado importante e difundir o conhecimento necessário para a prática paradesportiva no ambiente escolar.

Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro

Localizado no Parque Fontes do Ipiranga (Km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes), o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro é uma parceria do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o governo federal, através do Ministério do Esporte. O objetivo do empreendimento que abriga 15 modalidades paralímpicas é fomentar o paradesporto brasileiro criando condições para que seus atletas se destaquem nas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sempre dando ênfase às técnicas avançadas e novas tecnologias.

Time São Paulo

O Time São Paulo Paralímpico é a seleção composta por 62 atletas e 6 atletas-guia das modalidades atletismo, natação, ciclismo, halterofilismo, judô, tênis de mesa, bocha, tiro esportivo e triatlo. A equipe é constituída por meio de parceria estabelecida em 2011 entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro.