Comitê deverá propor soluções modernas de drenagem para reduzir riscos de alagamentos e inundações

MS cria comitê com foco no manejo de águas pluviais urbanas e ações de drenagem
Comitê deverá propor soluções modernas de drenagem para reduzir riscos de alagamentos e inundações / Foto: Sistema de drenagem. (Foto: Ilustrativa)

A Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) criou um comitê para acompanhar e propor soluções para os serviços de drenagem em municípios do Estado, alinhados às diretrizes nacionais do saneamento básico.

A Portaria nº 304, de 30 de setembro de 2025, publicada no DOE MS (Diário Oficial do Estado de MS) desta quarta-feira (1º), instituiu o CodreMS (Comitê de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas).

O grupo terá caráter orientativo e técnico, atuando como espaço de interlocução com agentes públicos e privados, além de propor normas e estratégias para o manejo sustentável das águas pluviais.


 

Também caberá ao comitê fomentar debates e disseminar conhecimento sobre soluções modernas para reduzir riscos de alagamentos e inundações.

Participantes
A composição do CodreMS inclui representantes da Agems, da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul), além de municípios e instituições de ensino públicas e privadas.

O comitê poderá convidar outras entidades a participar das discussões, conforme necessidade. As reuniões serão periódicas e terão como foco o acompanhamento da situação da drenagem urbana no Estado, integrando os planos municipais de saneamento básico e os planos diretores de drenagem.