
Em Mato Grosso do Sul, são esperadas 365 mil declarações de Imposto de Renda (IR) em 2015. Deste número, de acordo com a Receita Federal, 18 mil foram entregues até a manhã desta segunda-feira (9). O prazo começou no dia 2 de março e se estenderá até o dia 30 de abril.
O engenheiro mecânico Cassius Fantoni disse que está com toda a documentação separada e pronto para declarar o imposto de renda. Há seis anos, ele faz por 'conta própria', sem a ajuda de um contador. Além disso, ele prefere enviar as informações logo nos primeiros dias, com o programa do órgão aberto.
Em todo o país, ao menos 27 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco. A dica de especialista é não deixar para a última hora, pois quanto menos tempo maiores as chances de erro e falta de documentos.
A declaração do IR é obrigatória para quem recebeu no ano passado a partir de R$ 26,816,55.
Todas as informações devem ser repassadas pela internet. O contador Arleon Stelini, em entrevista à TV Morena, disse que tem as orientações básicas para não errar. “Tenha o informe de rendimentos da empresa que trabalha ou que prestou serviços no ano de 2014. Os autônomos e profissionais liberais precisam apresentar o livro caixa”, explicou.
Outra dica é não esquecer do informe de rendimentos bancários, inclusive da conta-corrente fechada no ano anterior. Outra dica é separar os recibos de despesas com médicos, dentistas, psicólogos e profissionais da saúde com os quais fez tratamento. Nesse caso, entram os nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos.
Com a educação, valem os recibos de ensino regular desde o fundamental, médio, superior e de especialização. Estão fora os de cursos de idiomas e informática, por exemplo. Veículos, imóveis e terrenos vendidos ou comprados precisam ter recibo.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!