A Polícia Civil está investigando se quadrilha invadiu o site do órgão e teve acesso aos dados dos usuários.

 Motociclista denuncia que caiu em golpe ao pagar boleto falso de IPVA gerado em site similar ao do Detran
Motociclista diz que caiu em golpe ao pagar boleto falso de IPVA / Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O motociclista Raphael Werner denunciou à Polícia Civil que foi vítima de um golpe ao imprimir um boleto falso em um site que copia a página do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO). A corporação está investigando se uma quadrilha invadiu o site do órgão e teve acesso aos dados dos usuários.
O motociclista depende da moto para trabalhar e pagou o boleto, no valor de R$ 419,30, na data prevista. Porém, ao ir à sede do Detran, foi informado que seguia com dívida. “[Digitei] Detran Goiás, já pediram a placa do veículo e o Renavan, saiu todo os dados, eu imprimi o boleto e fui na loteria pagar. Como os dados estavam todos corretos, eu não desconfiei”, falou.
O boleto pago é praticamente igual ao gerado corretamente pelo Detran uma das diferenças é o início da numeração do código de barras. Os três primeiros números identificam o banco para onde vai o pagamento. No boleto falso, a numeração começa com 237, instituição financeira que não tem convênio com o órgão.
O delegado responsável pelo caso, Isaias Pinheiro, informou que os criminosos devem ter conseguido todos os dados após invadir o site do Detran. “Para conseguir esses dados, que estão nesses endereços [sites falsos], eles vieram lá de dentro do Detran. O Detran informa que não tem culpabilidade nenhuma nessa história, mas tem sim. O site do Detran foi invadido e foram captadas essas informações”, contou.
A polícia ainda investiga se os condutores também receberam em casa boletos com a numeração adulterada. “Temos ocorrências de pessoas encaminhando boletos falsos por correio. A pessoa paga e, da mesma forma, está pagando para uma pessoa errada”, informou.
A origem do dinheiro já foi rastreada e é uma conta bancária de São Paulo. A polícia ainda tenta identificar o dono da conta. “É um esquema grande. Tem esse site que estava funcionando e o Detran bloqueou, mas já foi criado outros e outros, e isso é uma briga inglória, mas vamos conseguir chegar a essa quadrilha”, completou o delegado.

Em um comunicado no site oficial, o Detran explica que já bloqueou um site falso, mas que outras páginas podem surgir com o mesmo intuito. O departamento explicou ainda que não se responsabiliza por boletos ou documentos gerados em qualquer outro domínio.