O acumulado de registros entre 1º a 30 de setembro foi o menor, mensalmente, desde junho do ano passado, quando foram 71 mortes. As informações vêm do banco de dados epidemiológicos da SES.

Mortes por covid caem 63% e MS fecha mês com menores índices desde junho de 2020
Profissional de saúde aplica vacina contra a covid-19 em posto de Campo Grande. / Foto: Marcos Maluf

As mortes pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul tiveram redução de 63%, quando comparado os meses de agosto e setembro desde ano. No mês que se findou ontem, foram registradas 145 vítimas, enquanto no mês anterior foram 396.

O acumulado de registros entre 1º a 30 de setembro foi o menor, mensalmente, desde junho do ano passado, quando foram 71 mortes. As informações vêm do banco de dados epidemiológicos da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, discursou nesta manhã (1º), em transmissão, a respeito dos benefícios da vacinação anti-covid. 'Chamar toda a população que ainda não se vacinou, os que são resistentes à vacina, que o façam. É o único antídoto, o único medicamento, contra a covid-19'.

'Temos dados que mais de 80% dos poucos óbitos que estão acontecendo, são em pessoas que não tomaram vacinas. Ou, que às vezes, não completaram o ciclo vacinal', disse o titular da pasta, alertando para a importância em buscar os reforços dos antígenos, que garantem total eficácia prevista em estudos clínicos.

Boletim atualizado - Mais de 373 mil sul-mato-grossenses tiveram covid em Mato Grosso do Sul, dos quais 362,4 mil são registrados enquanto recuperados. No entanto, cerca de mil ainda estão com o vírus ativo e 9.564 morreram.

Cerca de 25% dos leitos de terapia intensiva vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) estão ocupados por pacientes com ou sem coronavírus. As mais recentes mortes inseridas em boletim são de pessoas, de 40 a 92 anos, e podem ser consultadas neste link. Cerca de 58% da população do Estado já se imunizou com duas doses, ou vacina única.