É o segundo caso de morcego positivo para raiva registrado este ano na Capital.

Morcego infectado com raiva é encontrado no Centro de Campo Grande e CCZ faz ‘ação de bloqueio’
Todas as espécies de morcegos (hematófagos e não hematófagos) podem adquirir e transmitir doenças para o homem e outros mamíferos. / Foto: ilustrativa/ Divulgação/ Governo de SC

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) divulgou que um morcego infectado com o vírus da raiva foi encontrado na área central de Campo Grande, no último dia 11. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (20) e o órgão comunicou que deu início a uma ‘ação de bloqueio contra a raiva’.  De acordo com o CCZ, o animal foi encontrado morto em uma calçada na rua Maracaju, quase esquina com a avenida Calógeras. Na data, foi recolhido e enviado para análise laboratorial. O resultado do exame saiu na última semana. 

Nesta segunda-feira, os agentes do CCZ percorrerão as principais ruas e avenidas do entorno do local onde o animal foi encontrado para imunizar os cães e gatos deste perímetro e conscientizar a população sobre a importância da vacinação antirrábica. O serviço é gratuito e disponibilizado durante todo o ano pelo CCZ.

Conforme o CCZ, o itinerário prevê a realização do trabalho no quadrilátero entre a Avenida Afonso Pena, Rua Padre João Crippa, Rua Pernambuco, Rua Treze de Maio, Rua Ana América, Avenida Ana América e Noroeste.

Ainda segundo o órgão municipal, esse é o segundo caso de morcego positivo para raiva registrado este ano na Capital. O último caso de raiva em humanos foi registrado em 1968 e em canino em 2011.

A raiva é uma doença fatal causada por vírus que atinge todos os mamíferos, inclusive o homem e é transmitida através da saliva ou tecidos do sistema nervoso de um mamífero infectado para outro mamífero, geralmente essa transmissão acontece em decorrência de uma mordedura, arranhadura ou lambedura.

Confira as orientações do CCZ para casos de mordidas e arranhões
- Lave imediatamente o local da mordedura ou arranhadura com água e sabão.

- Procure uma unidade de saúde 24 horas (UPA ou CRS) para receber o tratamento profilático.

- Guarde o endereço do animal agressor para posterior identificação.

- Observe o cão ou gato agressor por 10 dias.

- O fato do cão ou gato estar vacinado não dispensa o tratamento profilático da vítima e a observação do animal.

- Vacine os cães e gatos anualmente para protegê-los contra a doença.

Conforme a Lei Complementar nº 392, de 11/8/2020, a vacina antirrábica é obrigatória.

Morcegos
Todas as espécies de morcegos (hematófagos e não hematófagos) podem adquirir e transmitir doenças para o homem e outros mamíferos, como cães e gatos.

Caso encontre um morcego caído em via pública ou dentro de casa a pessoa deve entrar em contato com o CCZ para que seja realizado o recolhimento. O número para contato é o 67 3313-5000 ou 3313-5001.

Não encoste nele, mesmo que esteja morto. Se encontrar um morcego caído no chão, tente imobilizá-lo com uma caixa, balde ou bacia. Mantenha isolado dos animais da casa. Os morcegos têm hábito noturno, o fato do animal estar voando ou caído durante o dia é um sinal de alerta.

Os morcegos são protegidos pela Lei Federal nº 9605, de fevereiro de 1998, e sua eliminação indiscriminada é considerada um crime contra a natureza. Ou seja, matar morcegos é um crime ambiental.