Consumidores de Mato Grosso do Sul que receberam duas contas de luz no mesmo mês poderão parcelar a de maior valor em até três vezes. Segundo a concessionária de energia, Energisa, a duplicidade aconteceu por causa da mudança de rota e da data de vencimento.

De acordo com a empresa, a duplicidade de conta pode acontecer com 10% dos consumidores. A concessionária informou que isso aconteceu porque precisou alterar a rota dos profissionais que fazem a leitura dos relógios. Como eles mudaram os dias de passar nas casas, a data de vencimento da conta também mudou.

Um dos consumidores "premiado" foi o militar Roque Gaviraghi que recebeu uma conta de R$ 256 com vencimento para o dia 6 de maio e outra de R$ 125 com prazo para o dia 22 do mesmo mês.

“É meio estranho porque, supostamente, a gente não espera. Somando as duas faturas pagas ela deu um valor que extrapolou praticamente os valores que eu vinha pagando”, disse Gaviraghi.

A publicitária Danielle Cinti do Valle também recebeu duas faturas, em maio. Além disso, a segunda conta não chegou na casa dela.

"A minha conta é paga em débito automático e, por acaso, fui ver extrato e vi débito de R$ 169 da Energisa e conferi que o débito do começo do mês tinha caído normal. Saiu totalmente fora do meu planejamento, né", reclamou.

Danielle ligou para a concessionária, reclamou no Procon, e ainda mandou a reclamação no aplicativo da TV Morena.

Aviso

Para alguns consumidores, a concessionária avisou na conta de luz com aquelas letras bem pequenas. O militar até recebeu o comunicado com letras grandes, só que na segunda fatura.

A presidente do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica (Concen-MS), Rosimeire da Costa, disse que a concessionária se comprometeu a avisar com antecedência. Segundo ela, a empresa emitiu duas faturas no mesmo mês amparada numa resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"O que a gente quis foi garantir foi essa informação. Infelizmente, ela chegou junto com a segunda fatura", pontuou.