Mix de produção segue voltado para produção de etanol.

Moagem de cana-de-açúcar atinge 28,9 milhões de toneladas em MS
Colheita de cana-de-açúcar. / Foto: Assessoria de Imprensa

A moagem de cana-de-açúcar da Safra 2019/2020 em Mato Grosso do Sul atingiu 28,9 milhões de toneladas até 15 de agosto, quantidade 6% acima da safra passada. Os dados fazem parte do Acompanhamento de Safra divulgado pela Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

Na primeira quinzena de agosto, foram 3,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, quantidade 51% acima do registro feito na mesma quinzena de 2018, que teve desempenho atípico, por isso não reflete um crescimento.

Com relação à qualidade da matéria-prima, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana apresentou queda. No período acumulado da safra, o indicador foi de 130,81kg (-1,7%). Já na primeira quinzena de agosto, o ATR por tonelada de cana foi de 141,90 kg (-6%).

Para o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, a safra segue no ritmo esperado para o período do ano. “A pouca ocorrência de chuva na quinzena contribuiu para o bom ritmo de colheita”, afirma.

 

Etanol

A produção de etanol hidratado atingiu 1,5 bilhão de litros do biocombustível, volume 12% acima da safra passada. Já na quinzena, a produção foi de 202 milhões de litros, 56% acima do mesmo período do ciclo anterior.

A produção de etanol anidro foi menor no período acumulado da safra, com 368 milhões de litros (-10%). Na quinzena, foram produzidos 51 milhões de litros (25%). Ao todo, o Estado produziu 1,9 bilhão de litros (+7%).

Mix

O mix de produção na safra segue com 85% da cana-de-açúcar destinada para a produção de etanol e 15% para açúcar. Na quinzena, o mix para etanol atingiu 87%.

Açúcar

Após uma leve recuperação no início da safra, a produção do açúcar voltou a ter queda no comparativo com a temporada passada. Foram produzidos 368 milhões de toneladas, quantidade 8% menor. Na quinzena, a produção do alimento foi de 57 milhões de toneladas (+9,7%).

Biosul

A Biosul – Associação de Produtores de Bioenergia de Mato grosso do Sul - é a entidade representativa da indústria sucroenergética do Estado. Com perfil voltado para o associativismo, iniciou suas atividades em 2009, reunindo o interesse setorial do Sindal-MS, Sindaçúcar-MS e Sinergia-MS (Sindicatos das Indústrias de Fabricantes de Álcool, de Açúcar e de Geração de Energia Elétrica de Pequeno e Médio Porte). Atualmente, todas as usinas em operação em Mato Grosso do Sul estão associadas à Biosul.