Quantidade é 7% maior em comparação com o mesmo período da safra superior, que processou 17,2 milhões de toneladas.

Moagem da cana-de-açúcar atinge 18,5 milhões de toneladas em MS
Safra da cana-de-açúcar atingiu 18,5 milhões de toneladas no primeiro trimestre. / Foto: Divulgação

A safra da cana-de-açúcar 2019/2010 atingiu 18,5 milhões de toneladas no primeiro trimestre, quantidade 7% maior em comparação com o mesmo período da safra superior, que processou 17,2 milhões de toneladas.

De acordo com a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), o novo ciclo está com o ritmo adiantado. O presidente Roberto Hollanda Filho aponta que as condições climáticas contribuíram para o resultado positivo da produção.

Ele ainda citou que a geada registrada em diversas regiões no Estado no último fim de semana pode refletir nos balanços das próximas safras.

“Já sabemos que o fenômeno climático foi mais extenso que o esperado. Neste momento, nossas associadas estão com equipes a campo para levantar informações a avaliar eventuais danos aos canaviais, que devem aparecer, se houver, no monitoramento das próximas quinzenas,” explicou.

Conforme a Biosul, a produção de etanol hidratado teve aumento de 10%, com 938 milhões de litros produzidos no período acumulado da safra. Por outro lado, o etanol anidro apontou queda de 1,4% na produção, com 233 milhões de litros. No total, foram 1,1 bilhão de litros de etanol produzidos pelo Estado, aumento de 7,6%.

A produção de açúcar registrou leve recuperação no primeiro trimestre da safra, com produção de 328 mil toneladas do alimento, 7,6% maior em comparação com o mesmo período da safra 2018/2019.