Representante do Teerã afirmou que todas as partes precisam estar pontas para negociar acordo nuclear

Ministro iraniano diz que negociações por acordo nuclear só são possíveis sem pressão
Representante do Teerã afirmou que todas as partes precisam estar pontas para negociar acordo nuclear / Foto: ATTA KENARE/AFP

Os Ministros de Relações Exteriores do grupo europeu E3 e a Alto Representante da União Europeia (UE), Kaja Kallas, tiveram uma chamada telefônica com o homólogo iraniano, Seyed Abbas Araghchi, voltada para o acordo nuclear com o país persa. Em sua conta no X, o representante de Teerã escreveu que “qualquer nova rodada de negociações só será possível quando a outra parte estiver pronta para um acordo nuclear justo, equilibrado e mutuamente benéfico”.

“Se a UE/E3 quiserem ter um papel, devem agir com responsabilidade e deixar de lado as políticas desgastadas de ameaça e pressão, incluindo o ‘retorno rápido’ para o qual não têm absolutamente nenhuma base moral e legal”, apontou. Segundo ele, foram os EUA que se retiraram de um acordo negociado de dois anos – coordenado pela UE em 2015 -, não o Irã; e foram os EUA que abandonaram a mesa de negociações em junho deste ano e optaram por uma opção militar, não o Irã.

O grupo E3 é composto por Alemanha, França e Reino Unido, esteve nas negociações pelo acordo nuclear com o Irã junto de China, Estados Unidos e Rússia. A conversa entre os representantes europeus foi a primeira desde os ataques dos EUA e Israel às instalações nucleares iranianas em meados de junho.