O Ministério da Saúde também anunciou ampliação do reforço imunológico para cidadãos vacinados com composto de dose única da Janssen.

Ministério da Saúde anuncia 4ª dose da vacina para pessoas com 40 anos ou mais
As vacinas recomendadas são AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. / Foto: ANTONIO MACHADO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 22/12/2021

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, 20, a ampliação do público elegível para receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Agora, pessoas com 40 anos ou mais já podem procurar os postos de saúde para receber o segundo reforço imunológico.

Anteriormente, apenas pessoas com 50 anos ou mais, idosos, imunossuprimidos ou trabalhadores da saúde tinham acesso à nova etapa de imunização. Para ser elegível, é preciso ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.

As vacinas recomendadas são AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. O Ministério da Saúde também anunciou ampliação do reforço imunológico para cidadãos vacinados com composto de dose única da Janssen.

Agora, para a população com 18 anos ou mais já está liberado o segundo reforço e para a população com 40 anos ou mais a terceira dose. Para esses casos, a recomendação é que também sejam utilizadas doses da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. Segundo dados do Ministério, ao todo, já foram distribuídas mais de 519,8 milhões de doses das vacinas para o público adulto e pediátrico desde o início de 2021.