Ventania e tempo fechado indicam chegada de tempestade "programada" na previsão e promete reduzir calorão intenso.

Meteorologia
Três Lagoas já recebe a chuva da sexta-feira. / Foto: Repórter Top

A meteorologia previu e desta vez acertou precisamente a previsão do tempo para Mato Grosso do Sul. Nas primeiras horas da tarde desta sexta-feira (1°), a chuva intensa e a ventania chegaram a Três Lagoas e destalharam algumas casas da cidade.

Vídeos recebidos pela reportagem do TopMídiaNews mostram que uma tempestade de areia precedeu as chuvas.

A imprensa do interior noticiou que houve muito vento e poeira, deixando a cidade tomada por nuvens avermelhadas resultado do longo período de estagiam no estado. Porém, não demorou muito para que a chuva aparecesse e diminuísse o calor.

O alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta de tempestade para as regiões sul, centro, centro-norte e oeste do estado sul-mato-grossense. Portanto, é esperado que ao longo do dia, chuvas ainda mais intensas aconteçam nessas regiões.

Pelo menos 70 municípios do estado estão em alerta para esse risco de temporais. A mensagem aponta que as chuvas podem figurar até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhados de ventos intensos de até 60 km/h e risco de queda de granizo.

O Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explicou que o final de semana indica probabilidade de chuvas mais significativas.

Essa mudança climática tão aguardada para findar o tempo seco e o calor extremo acontece pelo deslocamento de um sistema de baixa pressão associado a passagem de cavados de baixa pressão em superfície e médios níveis, aliados ao transporte de umidade.