Segundo informado pelo Hemosul, quatro tipagens serão enviadas, sendo A+, A-, B+ e B-.

Mesmo recebendo 217 bolsas de sangue do Ceará, MS segue em emergência para tipos O+ e O-
Mesmo recebendo 217 bolsas de sangue do Ceará, MS segue em emergência para tipo O+. / Foto: Reprodução

Com estoque de sangue em baixo nível, Mato Grosso do Sul receberá 217 bolsas de sangue do Ceará. No entanto, mesmo com a ajuda de fora, MS continuará sem os tipos O+ e O-, que não foram encontrados sobrando em nenhuma outra federação do Brasil. 

Com isso a situação de emergência é mantida para os tipos O+ e O-. Quatro tipagens serão enviadas, pelo Ceará, seno elas; 143 bolsas A+, 22 bolsas A-, 50 bolsas B+ e 2 bolsas B-.

Ainda não se sabe quando as bolsas chegarão ao Estado. A gerente de Relações Públicas do Hemosul, Mayra Franceschi explica que o procedimento de remanejamento de bolsas é comum.

'Nós estamos em uma situação de emergência, são vários pacientes internados, e esses pacientes estão usando muitas bolsas. A Coordenadoria do Sangue Hemoderivados do Ministério da Saúde tem um trabalho de gestão das hemorredes do Brasil, isso nos possibilita compartilhar nossos estoques e remanejar bolsas para estados que estão necessitando'

A instituição afirmou que desde o começo da pandemia de Covid-19, os estoques vêm sofrendo quedas e que com isso não estão conseguindo se manter nos limites seguros desde o início da pandemia. 

“Todas as tipagens são importantes, então se você está saudável, pesa a partir de 55kg, tem entre 16 a 69 anos (menores precisam estar acompanhados do responsável legal) e pode vir doar, nós estamos precisando de vocês' apela a Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas.

Fatores como tempo seco, índices baixos da umidade relativa do ar, a pandemia e as vacinas têm influenciado de maneira negativa na manutenção dos estoques de sangue no Hemosul.

Critérios 
Cidadãos devem seguir algumas exigências para doar sangue. São elas:

Ter entre 16 e 69 anos

Ter 55kg ou mais

Não ter tomado vacinas recentemente

Estar bem alimentado

Não tomar certos medicamentos (consultar um médico)

Não possuir determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis e etc

Homens podem doar até 4 vezes por ano; já mulheres, até 3 vezes por ano.