Em Campo Grande, existem chances de pancadas de chuvas apenas na terça-feira (7).

Mesmo com alerta para temporal, semana será marcada pela predominância de sol e muito calor em MS
Os ventos intensos poderão ser intensos, de até 60 km/h. / Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima na maior parte de Mato Grosso do Sul deve permanecer estável ao longo desta semana, com dias de predominância solar.

Os municípios que ficam na região norte e noroeste do Estado serão as mais beneficiadas com as chuvas, principalmente entre terça (7) e quarta-feira (8). No restante dos dias, o calor será marcante. 

Conforme alerta do Inmet emitido neste domingo (5) para 26 municípios, as chuvas devem ficar entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia. Os ventos intensos poderão ser intensos, de até 60 km/h. 

Os riscos para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas são baixo.

A região pantaneira será uma das mais afetadas pelos temporais, como o município de Corumbá. Apenas quinta-feira (9) não registra previsão de chuvas, mas as altas temperaturas vão permanecer mesmo com o clima chuvoso.

A mínima será de 22 ºC e a máxima de 42 ºC, com umidade entre 10% e 30%.

'Se a temperatura está alta, a umidade fica baixa. Deve ficar perto dos 30% em vários pontos do Mato Grosso do Sul, principalmente no extremo norte', disse o metereologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo.

Em Campo Grande, existem chances de pancadas de chuvas apenas na terça. No restante dos dias, as temperaturas ficarão entre 20 ºC e 35 ºC, com umidade mínima de 10%.

Já em Dourados, não existe possibilidade de chuvas e o sol deve ficar entre nuvens durante a maior parte da semana. Os termômetros marcarão entre 19 ºC e 38 ºC, e a umidade não vai ultrapassar os 30%.

O Inmet alerta que em caso de rajadas de vento não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais orientações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Confira os municípios que receberam alerta para risco em potencial de chuvas fortes:

Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.