O projeto que cria o Julho mbar em MS tramita na Assembleia de Mato Grosso do Sul.

Mês de conscientização do luto parental pode ser incluído no calendário de MS
Entrada principal do Palácio Guaicurus, sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. / Foto: Aline Kraemer/Alems

Mato Grosso do Sul pode ter um mês dedicado à conscientização sobre o luto parental. O ‘Julho mbar’ é previsto pelo projeto de lei nº 217/2023, que tramita na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

A proposta prevê campanhas de conscientização sobre o luto parental em todo o Estado. Para isso, seriam divulgadas informações e orientações para as famílias que passaram por essa situação, além de atividades de apoio e acolhimento para essas famílias.

Além disso, a matéria protocolada na Alems quer a capacitação de profissionais da saúde e educadores no manejo adequado do luto parental. Por fim, afirma que escolas, órgãos públicos e empresas do estado, poderão realizar ações e eventos relacionados à conscientização sobre o tema.

 
 
O deputado Lucas de Lima (PDT) assina a matéria. Ele justifica que “a perda de um filho é uma das dores mais profundas que uma pessoa pode experimentar, e muitas vezes as famílias não recebem o apoio e o acolhimento necessários para lidar com essa situação”.

A proposta tramita na Casa de Leis e tem votação prevista entre 1 e 3 de agosto.