Criança teve "o segundo sonho realizado", segundo a mãe. Ele deu entrada no hospital no início desta madrugada (14), passou por exames de compatibilidade e aguarda resultado.

Menino que ganhou festa temática da PM e aguardava transplante viaja para SP:
Mãe diz que menino já passou por testes de compatibilidade e aguarda resultado / Foto: Ana Souza/Arquivo Pessoal

"O meu rim está me esperando, depois eu volto". É desta forma que João Vitor, de 11 anos, se despediu temporariamente dos Aquidauanenses, cidade a 131 km de Campo Grande.

Nessa quinta-feira (13), ele partiu para São Paulo e lá receberá o transplante, segundo sonho realizado após ele confessar ser fã da Força Tática da Polícia Militar (PM) e ganhar uma festa temática.

"Estamos aqui no Hospital Samaritano. O Conselho Tutelar lá da minha cidade recebeu a ligação por volta do meio-dia, informando do procedimento. Eles então correram atrás de passagem e nós embarcamos. Meu filho está muito feliz. Eu, como mãe, confesso que a preocupação é grande, mas, procuro pensar em coisas boas e em Deus. É o segundo sonho dele realizado dele", comentou ao G1 a dona de casa Ana Luiza da Silva, de 29 anos.

Conforme Ana, o filho deu entrada no hospital no início desta madrugada (14).

"Ele já passou por exames de compatibilidade e aguarda o resultado para ir ao centro cirúrgico. Agora, não teve outro jeito, ele teve que tirar a farda. Antes, só tirava para tomar banho e já queria vestir de novo. E o menino emendou: "Eu tô muito feliz. Viajei com a farda e depois coloco de novo".

Festa temática surpresa foi preparada por vizinhos
 
O menino ganhou o aniversário "dos sonhos" no dia 8 de junho deste ano, na casa dele, em Aquidauana, na região do Pantanal. "A festa foi muito gostosa, os vizinhos nossos todos se organizaram desde o mês passado. O primeiro sonho dele foi realizado e agora estamos na expectativa de realizar o segundo sonho dele, que é o transplante do rim. Só que agora ele está curtindo a farda, não tirou ontem, nem hoje quando foi na sessão. Ele fala Força Armada, mas, na verdade de quem ele gosta quando passa por aqui é a Força Tática", afirmou a mãe na ocasião.

Há pouco tempo, a mãe já tinha viajado para a capital paulista, para "priorizar" o menino na fila do transplante, espera que já durava 2 anos. Neste período, uma agente de saúde entrou em contato com os policiais.

"Ela pediu para eles virem aqui e também fizeram a farda para ele. Hoje, depois da sessão, até uma enfermeira brincou: cuidado que essa farda vai sair andando. E ele fica super feliz, sai de lá sorrindo, brincando, sempre assim. Nós descobrimos a doença dele aos 2 anos e, no início, eram 3 sessões, depois 4 e agora ele faz de segunda a sábado", explicou.

O procedimento, no entanto, não é feito na cidade onde a família reside, mas, na capital sul-mato-grossense. "A rotina é bem puxada. Nós chegamos lá às 7 horas da manhã e saímos às 9h30. E agora tá mais complicado, porque ele só tira a farda para dormir e no outro dia cedo já pergunta. Estou negociando com ele para lavar no final de semana", brincou.

Foi um momento único, diz tenente
 
O tenente Jorge Manoel Martins Jr., do 7° Batalhão de Aquidauana, falou que foi um "momento único" estar ao lado do menino e da família dele. "Para nós, é imprescindível esse reconhecimento. As palavras dele eram de que somos ídolos para ele, então a emoção é de grande magnitude. Nós cumprimos o nosso dever constitucional, que é policiamento ostensivo e preventivo, e ainda participamos de eventos como este", comemorou.

Na ocasião, o cabo Douglas Oliveira dos Santos disse que ele e uma guarnição de folga, além de uma equipe da Força Tática foi ao aniversário. "Eu não conhecia o menino, só soube da história dele por meio da agente de saúde. Nós então nos juntamos, mandamos fazer a farda o braçal semelhante a da Força Tática, além de comprar o coturno para ele. Quando o conheci, vi a alegria dele, apesar de todo o problema. É uma pessoa com sorriso no rosto e que fala que fica na cadeira fazendo hemodiálise e imaginando ser um dos nossos. Ele é cativante e vamos estar sempre por perto", ressaltou.