Medo de voar? Aplicativo calcula chance de avião cair
Aplicativo "Am I Going Down?" calcula chance de um avião cair com base em dados estatísticos de diversas rotas de voo. / Foto: Divulgação

Se você é uma daquelas pessoas que têm receio de voar, talvez a saída para superar seu medo esteja no seu smartphone. Produzido pela empresa britânica Vanilla Pixel, o “Am I Going Down?” (“Eu vou cair?”) é um aplicativo que usa dados estatísticos para calcular a chance de um avião cair, numa tentativa de acalmar passageiros nervosos.

Para mostrar se o risco de um determinado voo, o aplicativo uso dados públicos sobre acidentes de avião no mundo.

O aplicativo está disponível para iPhone e iPad por US$ 0,99 (R$ 2,80), na App Store. O aplicativo não conta com todas as companhias aéreas. A desenvolvedora diz que incluirá mais empresas na próxima atualização. Atualmente, mais de 10 milhões de rotas estão disponíveis.

À CNN, o criador do aplicativo, Nic Johns, disse que a ideia surgiu do medo de voar de sua mulher, Julie Postlethwaite, cofundadora da Vanilla Pixel. Ele também classificou o momento de lançamento do aplicativo de uma infeliz coincidência, já que o “Am I Going Down?” saiu alguns dias após a queda de um avião da AirAsia no Mar de Java.