Limpeza e desinfecção dos veículos é imprescindível.

Médico orienta motoristas a higienizarem o carro para evitar coronavírus
/ Foto: Reprodução

Diante do perigo de contágio do coronavírus, além de lavar as mãos, a higienização do carro também é importante para evitar a transmissão. As cidades de MS estão em quarentena, mas quem precisa ir ao mercado ou farmácia utiliza o carro e, por isso, a higienização é necessária.

“O ideal é que ele fique estacionado, porque a orientação é não sair de casa, mas sabemos que existem pessoas com necessidades inadiáveis de sair e por isso devemos buscar a higienização segura dos nossos veículos”, diz o médico especialista em Medicina de Tráfego, do Trabalho e Pneumologista, Amaury do Lago Prieto.

Para essa limpeza geral, o médico não foge à regra: “álcool gel!”. Quando entrar no veículo e ao sair dele, os cuidados precisam ser os mesmos. Segundo ele, é preciso higienizar principalmente as partes que são tocadas pelo motorista. 

“Maçanetas, câmbio, volante, botões de retrovisores, de vidros, alavancas de freio e até mesmo aquela tela multimídia que alguns possuem, todas essas partes precisam estar bem limpas”, explicou o médico.

Doutor Amaury lembra que em meio essa crise, carregar o vidro de álcool gel no carro é a maior defesa, “principalmente se tiver contato com outras pessoas, como é o caso dos motoristas de aplicativos ou mesmo os profissionais da saúde”, enfatizou.

Outro cuidado importante com relação aos veículos, é o ar condicionado. Para ele, o ideal é manter regulado de maneira que haja a troca do ar interno com o ar externo ao veículo. Principalmente se houverem outras pessoas a bordo do carro.

Os mesmos cuidados devem ser tomados pelos motociclistas, que devem usar o álcool gel para limpar as luvas e manetes da motocicleta, retrovisores, chaves e capacete.