Na sexta-feira, o Ministério informou no telefone 0800 que prazo seria prorrogado para dia 4, mas horas depois confirmou no Instagram que data ficaria para dia 6

Após relatos de falha no sistema de pagamento, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que os professores pudessem pagar a taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND). A decisão veio depois de uma confusão nas informações divulgadas, que gerou incerteza entre os candidatos.
Inicialmente, o prazo que terminaria nesta sexta-feira (1º) foi estendido para segunda-feira (4), conforme divulgado por uma gravação no atendimento telefônico do MEC (0800-616161). A mensagem informava que os candidatos poderiam usar o boleto gerado com a data de 31 de julho e pagá-lo até 4 de agosto.
No entanto, no meio da noite, o próprio MEC publicou em seu perfil oficial no Instagram uma nova prorrogação. A nova data limite para o pagamento da taxa é agora quarta-feira (6).
A prorrogação foi necessária porque diversos candidatos relataram que os boletos com vencimento em 31 de julho não estavam sendo aceitos para pagamento, nem atualizados para a data de 1º de agosto.
Foi o caso do candidato João Matheus Bitencourt, de 27 anos, residente em Mato Grosso do Sul, que procurou o Jornal Midiamax para relatar as dificuldades.
“Vários professores não estão conseguindo pagar o boleto da Prova Nacional Docente, o INEP divulgou que o prazo foi estendido até o dia 1º de agosto, porém os boletos não foram atualizados e não estamos conseguindo pagar o boleto, até agora o INEP não divulgou nada sobre esse erro”, disse João, ressaltando que o sistema continuava gerando boletos com a data de vencimento anterior, 31 de julho.
Apesar da confusão inicial, o MEC orienta que, caso a GRU (Guia de Recolhimento da União) não tenha sido gerada, o candidato deve acessar o sistema da PND para emitir o documento e realizar o pagamento até a nova data limite.
Sobre a Prova Nacional Docente
A PND tem como objetivo avaliar o conhecimento e as habilidades dos professores, servindo como uma etapa única ou complementar para concursos e seleções de docentes em redes estaduais e municipais de ensino. A prova está agendada para o dia 26 de outubro.
A edição de 2025 do exame conta com a adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais. O público-alvo inclui estudantes habilitados e inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas 2025, além de qualquer pessoa com formação em licenciatura que tenha interesse em participar de processos seletivos públicos que utilizem o resultado da PND
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!