Declaração de Vacinação Atualizada pode ser emitida em uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Matrícula de alunos na rede estadual deverá conter comprovante de vacinação
Declaração de Vacinação Atualizada pode ser emitida em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). / Foto: Wesley Ortiz

Para efetivar a matrícula de alunos na rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul, os pais e responsáveis deverão apresentar a declaração de vacinação atualizada nas unidades de ensino. A determinação faz parte da nova resolução publicada nesta quinta-feira (7), no DOE (Diário Oficial do Estado) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Assinada pelo secretário Mauricio Simões Corrêa, a medida busca garantir a saúde dos estudantes, mas elevar também a cobertura vacinal que vem sofrendo queda constante nos últimos, conforme dados do SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações).

A resolução surge como uma solução para evitar o aumento dos índices de doenças como sarampo, rubéola, coqueluche, poliomielite, entre outras.

A DVA (Declaração de Vacinação Atualizada) poderá ser emitida e fornecida nas UBS (Unidade Básica de Saúde). Na resolução, a orientação também é que o documento conste a data de terno à unidade de saúde para o cumprimento do calendário de vacinação.

Em caso de ausência do documento no ato da matrícula, o texto aponta que os pais e responsáveis terão um prazo de 30 dias para providenciar a declaração de vacinação na unidade de saúde e apresentar dentro dessa data limite na mesma unidade de ensino em que matriculou o aluno.