Outros 4.886 casos de Chikungunya foram confirmados neste ano

Mato Grosso do Sul registrou 10 mortes por chikungunya desde o início de 2025. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (27), referente à semana 25 de monitoramento.
Conforme os registros, desde o dia 1º de janeiro deste ano, 4.866 pessoas foram diagnosticadas com a doença no Estado, sendo 53 gestantes. Existem ainda outros 12.816 casos prováveis.
As mortes aconteceram em: Dois Irmãos do Buriti (1), Dourados (1), Fátima do Sul (2), Glória de Dourados (1), Naviraí (1), Sidrolândia (1), Terenos (1) e Vicentina (2). Entre as vítimas, 7 possuíam algum tipo de comorbidade.
Sintomas
Febre alta: presente em ambas, mas na chikungunya surge de forma súbita.
Dor nas articulações: intensa na chikungunya, podendo persistir por meses. Na dengue, a dor é mais muscular.
Manchas vermelhas: aparecem nos dois casos, mas, na dengue, podem vir acompanhadas de sangramentos.
Complicações: dengue pode evoluir para formas hemorrágicas; já a chikungunya raramente se desenvolve em casos graves, mas pode deixar sequelas, evoluindo para forma crônica, embora possa evoluir ao óbito em casos de uso de medicações anti-inflamatórias na fase aguda (até 14 dias de início de sintomas).
“A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município”.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!