A previsão é que a mudança de prédio esteja concretizada na segunda quinzena de setembro.

Maternidade do HU deve começar a funcionar em novo prédio a partir de setembro

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está preparando a transferência dos serviços relacionados à Maternidade (Pronto Atendimento Ginecológico e Obstétrico, Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto) para o prédio da Unidade da Mulher e da Criança (UMC) construído especificamente para essa finalidade, mas temporariamente utilizado para acomodar os atendimentos de Covid-19. 

A previsão é que a mudança de prédio esteja concretizada na segunda quinzena de setembro. Mesmo antes disso, algumas alterações já estão sendo implementadas no atendimento, como a liberação da troca de acompanhantes, suspensa em virtude do plano de contingência para combate à pandemia.  

Desde o início da semana, as trocas já podem ser feitas, uma vez por dia (às 19h), desde que o acompanhante não seja de nenhum grupo de risco para o Covid-19 (pessoas com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, doenças respiratórias e autoimunes, por exemplo). Também é obrigatório que o acompanhante apresente comprovante de vacinação contra Covid-19. 

Assim que estiver concluída a transferência para a UMC, será realizado o recadastramento das doulas (comunitárias ou autônomas) interessadas em retomar ou iniciar a atuação na maternidade do HU-UFGD. Para o recadastramento, as doulas também deverão apresentar o comprovante de vacinação. 

Estrutura

O projeto da UMC prevê uma construção de forma modular, ou seja, ao ser concluída cada fase, o espaço já pode ser usufruído, sem interferir na fase seguinte. O prédio que já está pronto e entregue corresponde à primeira fase. A área construída é de 6.370,68 metros quadrados, em três pavimentos, oferecendo infraestrutura física e ambiência adequada ao funcionamento da Maternidade. 

No andar térreo, será instalado o Pronto Atendimento Obstétrico, com salas amplas para acolhimento, consultas, exames e observação. No primeiro andar, ficará o Alojamento Conjunto de mães e bebês e, no último pavimento, o Centro Obstétrico, com quatro modernas salas cirúrgicas. 

O novo prédio também conta com um Centro de Parto Normal, com cinco quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto). São suítes individuais, com equipamentos específicos, inclusive banheira, oferecendo estrutura e privacidade para uma experiência de parto respeitosa e segura.  

Outro importante serviço a ser transferido para o novo prédio é a sala lilás, do Programa Acalento, para atendimento a vítimas de violência sexual. Além disso, as novas instalações também contemplam as estruturas de apoio, como sala de plantão, e área de Ensino e Pesquisa, com diversas salas.