O evento contará com profissionais da saúde e pessoas que fazem uso de medicamentos a base de maconha.

Marcha da maconha medicinal acontece nesta sexta em Campo Grande
/ Foto: Reprodução/ Pixabay

Acontece em Campo Grande, nesta sexta-feira (15), a 1ª Caminhada Internacional pelo dia Mundial da Proclamação da Cannabis Medicinal. O evento é organizado pela Pro D Tea (Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista­), em parceria com a SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos sobre a Cannabis) – Núcleo Verde Campo Grande e, o Grupo Florescer – Pacientes de Cannabis e Saúde.

O ato terá a presença de profissionais especializados neste tipo de tratamento e pessoas que fazem o uso de medicação que utilizam cannabis na composição. Além da caminhada, serão realizadas algumas conversas explicativas sobre o tema com profissionais da saúde.

Panfletos e vídeos com depoimentos serão exibidos para desmistificar os benefícios, legislações envolvidas e o comércio do uso da cannabis em tratamentos medicinais. A presidente do Pro D Tea, Carolina Spínola Alves Corrêa, disse que pretendem aproveitar o momento para tirar as dúvidas da população.

“Queremos trazer para a sociedade mais conhecimento e menos preconceito sobre o tema. São informações que podem salvar vidas. E mais do que isso, queremos com esta ação contribuir para a regulamentação da cannabis medicinal no Brasil”, explicou a presidente.

Dia mundial da cannabis medicinal
O uso da cannabis em tratamentos medicinais ganhou força na sociedade a partir de 1994. Em 15 de novembro daquele ano a Federação de Cientistas Americanos solicitou ao governo dos EUA que acelerasse a pesquisa sobre o uso medicinal da cannabis.

No Brasil a data só é comemorada em 27 de novembro. No país, as brechas legislativas para o uso medicinal da cannabis são poucas. Apenas em 2017 foi aprovado o primeiro medicamento com canabidiol e THC, o Mevatyl, usado em pacientes com esclerose múltipla.

Serviço

1º Caminhada Internacional pelo dia Mundial da Proclamação da Cannabis Medicinal
Dia 15 de novembro, às 16h
Concentração na Praça do Rádio Clube (Avenida Afonso Pena) –  Campo Grande – MS