Acidentes até mesmo fatais acontecem através de um breve descuido.

Maracaju: Verão - Piscina e os seus perigos a crianças sem supervisão de um adulto
Criança a beira de piscina. / Foto: OIG

Com o verão chegando, muitas famílias aproveitam para se refrescar em piscinas de suas residências. No entanto, é importante lembrar que a água pode ser perigosa para as crianças. Existem várias medidas que os pais podem tomar para garantir a segurança de seus filhos. Aqui estão algumas dicas importantes:

Não corra perto da piscina: As áreas ao redor da piscina podem ficar escorregadias, e uma criança correndo pode escorregar e cair na piscina, se machucando. Certifique-se de que seus filhos andem com segurança.

Não pegue itens perdidos na piscina: Se um brinquedo cair na piscina, é necessário ensinar as crianças que precisam que um adulto pegue o brinquedo de volta. Se uma criança tentar pegar o brinquedo que caiu, ela pode cair dentro na piscina.

Fique longe dos drenos e filtros: Os ralos e os filtros da piscina podem ser perigosos para as crianças se elas brincarem com as mãos ou o cabelo grudado neles. Certifique-se de que eles saibam que não se pode brincar com eles.

Use os escorregadores e tobogãs corretamente: Os tobogãs são escorregadios por natureza e qualquer brincadeira pode causar ferimentos. Certifique-se de que seus filhos saibam como usar corretamente.

Cuidado com as brincadeiras aquáticas: Há muitos jogos divertidos para as crianças brincarem na piscina, mas também pode haver jogos perigosos que seus filhos querem jogar sem saber que podem ser perigosos.

Supervisione as crianças: A supervisão é a melhor maneira de garantir a segurança das crianças na piscina. Certifique-se de que um adulto esteja sempre presente e atento às atividades das crianças.

Lembre-se, a segurança da piscina é uma das coisas mais importantes que você precisa ensinar aos seus filhos e lembrá-los todos os dias. Com muitos acidentes que podem acontecer com crianças dentro e ao redor da água da piscina, é nossa responsabilidade como pais garantir que nossos filhos tenham as informações de que precisam.

Se mesmo assim ocorrer algum acidente, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros através do telefone de emergência 193, realize os primeiros socorros, até a chegada do resgate; mas vale ressaltar que o cuidado e a prevenção, evitam incômodos e sofrimento.