Durante a feira tecnológica, os visitantes que passarem pelo stand do Senai poderão conhecer todo o portfólio da instituição voltado para esse segmento produtivo.

Maracaju: Senai vai apresentar na Showtec portfólio de inovações e tecnologia para a agroindústria
Stand Senai. / Foto: Assessoria de Imprensa

Imagine poder entrar em uma unidade móvel utilizada para cursos de mecânica de máquinas agrícolas e, no mesmo espaço, ver de perto um laboratório de análise de alimentos e um laboratório de sementes que analisa e separa grãos. Pois agora já pode parar de imaginar e conferir tudo isso de perto no stand que o Senai vai montar durante o Showtec 2020, que começa nesta quarta-feira (22/01) e prossegue até sexta-feira (24/01) no Espaço da Fundação MS, localizado no quilômetro 2 da Estrada da Usina Velha, em Maracaju (MS).

Considerado o maior evento agropecuário de Mato Grosso do Sul, o Showtec terá um espaço onde o Senai poderá mostrar alguns dos serviços de inovação e tecnologia disponibilizados pela instituição para as agroindústrias do Estado. Durante a feira tecnológica, os visitantes que passarem pelo stand do Senai poderão conhecer todo o portfólio da instituição voltado para esse segmento produtivo.

“Temos uma parceria muito forte com a Fundação MS, realizadora do Showtec, para fomentar o agronegócio na parte de inovação e tecnologia e esse evento é uma vitrine para apresentarmos o que temos a oferecer para grandes produtores rurais”, afirmou o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacando que o objetivo é mostrar que a instituição pode ajudar na melhoria do processo de produção em todas as etapas do processo produtivo.

“Podemos atuar em diversas áreas, desde o plantio, ração de animais e colheita até o final da produção, tanto na indústria como na parte de armazenamento em silos. Enfim, auxiliamos todo o processo, oferecendo soluções que melhoram a redução de custos e aumento de produtividade”, completou Rodolpho Mangialardo.

Produtos e serviços

Para isso, o stand do Senai terá duas unidades móveis, uma de multiuso e outra de mecânica de máquinas agrícolas, além dos serviços desenvolvidos pelo Senai Empresa em realidade aumentada, que permitem que o cliente possa ter uma apresentação em 3D a partir de um documento plano, e os serviços de energias renováveis, alternativa limpa para reduzir os gastos com conta de energia.

Já o IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas), localizado em Dourados (MS), levará o laboratório de análise de alimentos, com equipamentos utilizados para medir o PH dos alimentos, desde água até sólidos, identificar polímeros como glicose e sacarose, para medir a atividade da água nos alimentos e para calcular a quantidade de gordura presente em alimentos e rações.

O IST Alimentos e Bebidas também apresentará aos visitantes do Showtec o laboratório de análise de sementes, credenciado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) a exercer a atividade de análise em sementes de soja e milho. Para a feira, serão levados equipamentos como o germinador de sementes, mostruário de sementes, quartiador de sementes e homogeneizador de amostras.

Maracaju: Senai vai apresentar na Showtec portfólio de inovações e tecnologia para a agroindústria
Maracaju: Senai vai apresentar na Showtec portfólio de inovações e tecnologia para a agroindústria