Maracaju recebe apresentação com resultados da safra de soja 15/16 nesta terça-feira

Depois de passar por Dourados, na última sexta-feira (13), a Fundação MS leva os resultados de pesquisas sobre a safra de soja 15/16 ao município de Maracaju, nesta terça-feira (17). A ação é realizada em parceria com o Senar/MS, com o objetivo de manter o sojicultor atualizado sobre as novidades tecnológicas voltadas ao plantio, além de recomendar dicas e técnicas para a próxima safra. As palestras são gratuitas e serão realizadas na Câmara Municipal da cidade, a partir das 8h.

O diretor executivo da Fundação MS, Alex Melotto, pontua que os resultados são apresentados com foco em cada região de atuação da Fundação MS. “Esperamos oferecer informações atualizadas, que forneçam segurança ao produtor rural na tomada das decisões no campo”, conclui.

Entre os estudos apresentados, está o que foi feito sobre controle de pragas e doenças na soja, onde os aspectos fitossanitários serão expostos. O pesquisador José Fernando Grigolli explica que foram feitos testes com diversos produtos em situações distintas, objetivando o melhor posicionamento de cada um deles, reduzindo o risco inadequado dos produtos.

“Isso tudo leva os produtores a um cenário favorável de manejo, diminuindo o impacto na natureza. Consequentemente, as perdas de produção tendem a diminuir em função desses ataques”, alega Grigolli, que enfatiza, ainda, a questão da adubação realizada e a escolha do material genético utilizado, fatores que influenciam diretamente nos índices de produtividade.

As cultivares de soja da última safra e orientações para o próximo plantio serão explanadas pelo pesquisador Carlos Pitol, que indicará, ainda, alguns fatores que devem ser analisados antes de se fazer uma escolha no campo, como condições climáticas, solo, resistências às pragas e época de semeadura. Já o pesquisador Douglas de Castilho Gitti falará sobre nutrição das plantas, apresentando algumas técnicas para o aumento da produtividade da soja.

O circuito percorre, ainda, outras cidades até o fim do mês: Sidrolândia (19/05), Campo Grande (20/05), Rio Brilhante (24/05), Bonito (25/05) e Amambai (31/05). Outras informações, bem como programação completa das apresentações, podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br ou pelo telefone (67) 3454-2631.