Maracaju: Prefeito Maurílio fala sobre ações para 2015 em coletiva de imprensa

O Prefeito de Maracaju, Maurílio Ferreira Azambuja realizou na manhã  do dia (16) uma coletiva de imprensa em seu gabinete. Muito a vontade ele conversou com jornalistas, respondeu questionamentos sobre atos da administração e explanou sobre as ações que serão desenvolvidas neste ano. Estiveram participando também da coletiva o Presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Albarello e o 1º Secretário do Legislativo, Édio Antonio Resende de Castro. Inicialmente o chefe do executivo anunciou para a  imprensa as recém-criadas Secretaria de Esportes e Fundação de Cultura de Maracaju. No cargo foram conduzidos: Secretário de Esportes- Ednelson Barbosa e a Diretora Presidente da Fundação de Cultura de Maracaju, Jussara Ferreira.

EDUCAÇÃO

    Na educação o prefeito na anunciou que as matrículas da REME estarão abertas a partir do dia 21 de janeiro, as aulas tem início no dia 04 de fevereiro onde na primeira semana de aula já serão entregues: kits escolares e uniformes aos mais de 5.000mil alunos. O aumento do salário dos professores está sendo discutido e preparado para que seja cumprido conforme o que diz a lei de responsabilidade. Outro ponto importante foi a questão das mudanças que acontecerão na Escola Waltrudes Ferreira Muzzi, no Conjunto Egídio Ribeiro. A escola atendia Educação Infantil (Jardim e Pré-Escola) e ensino fundamental (1º a 3º ano) em média 160 alunos, sendo que destes alunos apenas 40 moram no conjunto, os demais são de outros bairros que são transportados pelo transporte escolar do município.  Existe uma demanda reprimida de alunos de 1 a 3 anos de idade. Já para o ensino fundamental existem vagas suficientes. Para amenizar o problema a Prefeitura de Maracaju e a Secretaria de Educação optaram pelo funcionamento da Escola para o ano de 2015 para alunos de 1 a 3 anos de idade em período integral, abrindo assim 140 vagas.

    Os alunos do Conjunto Egídio Ribeiro da Educação Infantil (Jardim e Pré-Escola) e 1º e 2º ano serão matriculados na Escola Municipal Educar para Crescer, os alunos de 3° e 4° ano serão encaminhados para efetuarem suas matrículas na Escola Municipal João Pedro Fernandes. A Escola João Batista Lino Braga poderá também estar atendendo os alunos do Conjunto Egídio Ribeiro.

SAÚDE

  Será feita a entrega de duas unidades de saúde, uma no mês de fevereiro que é o ESF do Conjunto Egídio Ribeiro e a unidade de saúde no Conjunto Olídia Rocha.  A construção do novo pronto socorro está prevista para o mês de março. O prefeito lembrou que Maracaju é um dos municípios que mais se investe em saúde. “Investimentos em obras físicas e contratação de médicos especialistas mostra nosso compromisso com a melhor qualidade de vida da população”. Concluiu o prefeito.

CURSOS

   Estamos realizando a reforma e adequação da Escola Técnica (antiga escola agrícola) que no mês de fevereiro estará pronta. A escola vai atender alunos de assentamentos, quilombos e aldeia indígena que poderão participar de curso técnico em agropecuária. O prefeito Maurílio lembrou que no mês de dezembro foi inaugurado o Centro Integrado da FIEMS que irá capacitar mais 1.000 mil pessoas por ano com diversos cursos, desde a educação infantil até a profissionalização.

ESPORTE E LAZER

   Atendendo uma antiga reivindicação dos desportistas maracajuenses, foi criada através de Lei Municipal e aprovada pela Câmara de Vereadores a implantação da Secretaria de Esportes e Lazer que tem nomeado como secretário, o Professor Edinelson Barbosa que vem executando um excelente trabalho no departamento esportivo junto a sua classe. Foram realizadas no ano de 2014 um total de 80 competições em todas as modalidades, sendo que Maracaju foi destaque em nível nacional e estadual nas modalidades de: karatê, judô, natação, tênis de mesa, basquete masculino e feminino, handebol, volley masculino, jiu-jitsu e ciclismo.  Quando questionado sobre o “Centro Olímpico” o prefeito informou que foi elaborado um novo projeto e está sendo aguardada verba federal.     

    O prefeito anunciou também que será feito um novo projeto para a Praça Central que passará por uma total reformulação e reestruturação com pista de caminhada e uma nova quadra coberta.

HABITAÇÃO

  Um questionamento que está sendo feito por muitos é em relação à entrega de casas. “Este trabalho tem a parceria da Caixa Econômica Federal e assim que toda a documentação estiver pronta, acreditamos que as 210 casas deverão ser entregues no próximo mês. Com relação a novos empreendimentos temos um projeto para atender os servidores públicos. Serão 280 apartamentos construídos em uma área nobre para aqueles servidores que tenham uma renda de 3 a 6 salários mínimos. A princípio estarão sendo atendidos os servidores mas este mesmo projeto poderá atender a população.” Disse o prefeito.

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS E PONTES

     Ao todo 2.500 quilômetros de estradas vicinais são de responsabilidade do município. Para isso muito já foi feito até hoje e para melhorar ainda mais este serviço foram adquiridas uma nova patrola e uma escavadeira. “Uma das regiões de maior acesso e escoamento de safra, a ponte da região da Água Boa precisava também ser reconstruída, aproveitando o período de menor fluxo de veículos, nós determinamos a construção imediata da ponte na região da Água Boa. O serviço foi realizado pela Secretaria de Obras e Gerência de Transporte e Manutenção com recursos próprios do município. Com um prazo de 30 dias para ser construída a ponte nova ficou pronta com 20 dias. Para concluir neste prazo a equipe de serviço trabalhou até nos finais de semana, pois sabia da necessidade da ponte aos seus usuários.” Disse o prefeito.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

 O Prefeito de Maracaju, Maurílio Ferreira Azambuja falou da visita que fez durante a semana onde acompanhou a 1ª fase de funcionamento do Frigorífico "Frigo Corte" em Maracaju. Um investimento que totaliza 7 milhões de reais, com capacidade de abate de 300 animais por dia e que irá gerar até 250 empregos.  A inauguração do empreendimento está prevista para o mês de Junho. O frigorífico foi beneficiado pelo município dentro da Lei de Incentivos que abrange a implantação de novas indústrias.

   Inicialmente toda produção será voltada para o município de Maracaju já que o mesmo possui o SIMM. A previsão é que até o mês de junho a empresa já estará com o SISBI- Serviço Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal podendo assim comercializar o seu produto a nível nacional.