O militar que trabalhava no atendimento do telefone de emergência 193, na sala rádio do quartel, passou as instruções de salvamento ao pai da criança pelo o telefone.

Maracaju: Por telefone, Soldado do Corpo de Bombeiro orienta pai desesperado a salvar bebê de apenas 11 dias de vida, que estava engasgado
Soldado Yuri e familiares do bebê salvo via ligação telefônica. / Foto: Robertinho/MaracajuSpeed

O fato ocorreu na última sexta-feira (9), por volta das 17:30h, quando o Soldado do Corpo de Bombeiros “Yuri”, atendeu uma ligação no telefone de emergência 193, onde o pai de um bebê de apenas 11 dias de vida relatava “meu filho está roxinho, acredito que esteja engasgado”.

Diante disto o Soldado Yuri começou a dar instruções ao pai, para que ele realizasse os procedimentos, até que a viatura de resgate chegasse em sua residência.

O militar instruiu: “coloque o bebê em mão, de barriguinha para baixo, e dê uns tapinhas nas costas dele, bem levemente, com a mão em formato de concha, e em seguida virar a criança e realizar leves compressões no tórax da criança, para fazer a desobstrução das vias aéreas do bebê”, afirmou o militar.

Após as instruções do Soldado Yuri, a mãe relatou que a criança voltou a respirar, e afirmou que seu filho ja se encontrava com aparência cianótica e logo em seguida veio a chorar, demostrando não estar mais engasgado. O atendimento via telefone durou cerca de oito minutos.

Momentos seguintes a UR (Unidade de Resgate) do Corpo de Bombeiros chegou na residência e realizou o transporte dos pais juntamente com o bebê, para a unidade médica, sendo liberado em seguida.

Após o enorme susto, os pais do bebezinho, foram até o quartel do Corpo de Bombeiros de Maracaju, e agradeceram pessoalmente os militares que atenderam ao chamado, mas em especial ao Soldado Yuri.

Soldado Yuri afirmou “Apenas fiz o meu trabalho. Estou feliz por ter conseguido salvar a vida de uma criança que estava em perigo. Foi um momento de muita tensão, mas também de muita gratidão. Agradeço a Deus, aos meus colegas e a todos que me apoiaram nessa missão. Espero que a criança se recupere bem e tenha um futuro brilhante."

Maracaju: Por telefone, Soldado do Corpo de Bombeiro orienta pai desesperado a salvar bebê de apenas 11 dias de vida, que estava engasgado