Caminhão estava carregado com defensivos agrícolas líquido.

Maracaju: Policiais da PMRv Base de Vista Alegre evitam acidente de trânsito e acidente ecológico
Caminhão parado em frente a Base da PMRv no Distrito Vista Alegre. / Foto: Robertinho

Na data do dia 25 de fevereiro de 2021, por volta das 16h30minh, a Guarnição de Serviço composta pelo 1º Sargento Bica, Cabos Josias e Manoel, realizavam Fiscalização e Policiamento de trânsito na Rodovia MS-164, em frente à Base Operacional no Distrito Vista Alegre, quando em dado momento, foi observado e abordado o caminhão com placas de Ponta Porã, em razão de o mesmo efetuar uma frenagem anormal ao transpor o redutor de velocidade na proximidade.

Ocupavam o veículo, o condutor e mais dois passageiros. Foi realizada entrevista junto ao condutor, e indagado se havia algo de errado, devido demonstrar atitude de nervosismo ao ter recebido ordem de parada, o mesmo afirmou não haver nada de errado. Todavia foram fiscalizados os documentos, como de praxe, onde nada de irregular encontrado.

O Caminhão estava carregado com material tóxico, defensivos agrícolas na forma líquida, conforme descritivo de Notas Fiscais tratava-se de “Substância Líquida” que apresenta risco para o Meio Ambiente.

Foi vistoriada a carga, confirmando assim a informação prestada pelo condutor, e após análise de documentos necessários para o transporte, ao tentar sair com o caminhão, o condutor
sentiu que a direção do veículo não respondia ao comando do volante. Foi averiguado então, que havia dado uma pane mecânica na caixa de direção do caminhão, impossibilitando que o mesmo deixasse o local, inclusive até mesmo para melhor estacioná-lo.

O veículo ficou parado, bloqueando o acesso à rua lateral da Base Operacional PMRv até as 10h30minh do dia posterior. O socorro mecânico chegou ao local, por volta do horário acima mencionado, e segundo o mecânico, ERENILSON E. MENEZES, na companhia do proprietário do caminhão, o senhor Nilmar M. Freitas, diagnosticou que se tratava de uma avaria, e que não necessitava apenas de reparos mecânicos e sim da substituição da peça toda, devido a mesma estar totalmente danificada.


Segundo o mecânico e o proprietário, a ordem emanada pelos os militares da PMRv Base Distrito Vista Alegre, para que ele parasse no local, foi imprescindível, pois o caminhão carregado estaria sem o controle da direção, e poderia provocar um acidente gravíssimo, pois colocaria em risco a vida dos usuários da rodovia, dos ocupantes do caminhão, bem como provocaria um possível “Desastre Ambiental” de grande proporção, devido à carga de agrotóxico ser líquida. Depois de sanado o problema, houve uma análise por parte do mecânico, que relatou que a rota que o veículo deveria seguir, ainda com a peça danificada, faria com que o condutor perdesse o controle do caminhão e não conseguiria realizar a curva para acesso à ponte, e que a probabilidade de tombar e lançar a carga no leito do córrego era quase que certa.

O veículo foi liberado por volta das 11:00h da manhã do dia 26 de fevereiro de 2021.